Usina Riograndense mantém certificação ecológica de produtos para construção civil

Press release

A usina Riograndense, produtora de aço da Gerdau em Sapucaia do Sul, comemora o resultado da auditoria que manteve a certificação ecológica dos vergalhões, telas, treliças, arames e pregos produzidos na unidade. Realizada por auditores do Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ), a visita acontece anualmente e objetiva a manutenção do Selo Ecológico conquistado em 2010.

A auditoria verifica as práticas ambientais da Empresa durante as cinco fases do ciclo de vida do produto: pré-produção, produção, distribuição e embalagem, uso e pós-uso. No processo, são considerados o consumo de materiais, água e energia, a geração de resíduos e efluentes e as emissões atmosféricas.
Os produtos certificados com o Selo Ecológico ainda contribuem para que as construções que os utilizam sejam certificadas por selos ambientais reconhecidos mundialmente, como o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Além de reduzir os impactos no meio ambiente, essas obras são valorizadas no mercado imobiliário.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.