Programa Miniempresa da Junior Achievement forma alunos em Ouro Branco (MG)

A Junior Achievement de Minas Gerais (JAMG), em parceria com a Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, que direciona as políticas e diretrizes da empresa na área de responsabilidade social, promove, no dia 27 de outubro, às 19h, a Formatura do Programa Miniempresa de Ouro Branco. A cerimônia de entrega dos diplomas para aproximadamente 80 alunos beneficiados será no Auditório dos Metalúrgicos (Av. Patriotica, 1.080, bairro Siderurgia).  No total, serão quatro miniempresas graduadas na COOPED e na Escola Estadual Iracema de Almeida.

A Gelata S.A/E comercializou porta latinhas, A Ilimitada S.A/E, camisetas, a Ouro Canecas S.A/E, canecas e a Sonho de Mel S.A/E, pirulitos de mel. Todas contaram com o apoio da Gerdau e dos 16 voluntários da empresa para desenvolvimento do negócio.

Cada pequena instituição passou por 16 semanas de atividades, que incluíram montagem de estrutura, definição de produto, abertura de capital, montagem de estratégias de marketing e atuação no mercado.

O paraninfo das turmas será o Marcus Rocha Duarte, diretor de Mineração e co-produtos da Gerdau Ouro Branco.

O Programa

A empresa gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional, com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança. No princípio, uma média de 30 jovens se reúne para dar início à corporação. Nesse período, também são realizadas a campanha e a eleição do presidente da empresa e das gerências de cada setor. Os alunos são divididos de acordo com as áreas de interesse e recebem orientação dos voluntários, profissionais atuantes no mercado. Todos os funcionários da empresa são submetidos a um processo de rotatividade para conhecerem as demais áreas da organização e adquirirem uma visão global do negócio.

Cada jornada, como os encontros semanais são chamados, tem duração de três horas e meia. Da 1ª à 4ª jornada, os jovens aprendem os fundamentos da empresa. O que é? Como funciona? O que é uma empresa Ltda.? O que é uma Sociedade Anônima? Capital social, pesquisa de mercado, impostos, margem de contribuição e ponto de equilíbrio são alguns dos temas que também são abordados nesse período. Com a teoria em mãos, os alunos já partem para a aplicação dos conhecimentos na empresa que estão prestes a gerir.

O negócio

O primeiro passo é a definição do produto a ser comercializado. Depois, os alunos partem para a escolha do nome da empresa. Para embasar a criação e aceitação do produto no mercado, eles fazem uma pesquisa com consumidores. Com a definição da mercadoria e do nome, é hora de pensar no slogan e calcular o capital social da empresa, ou seja, colocar no papel os custos para abertura do negócio, compra de material, custos operacionais com pagamento de funcionários e impostos e outros gastos da organização. O valor do capital social varia entre R$ 200,00 e R$ 1.000,00 dependendo da escolha do produto de cada miniempresa.

Já no 3º encontro, a empresa tem suas ações lançadas no mercado. O capital social é dividido por 100, número de ações que serão negociadas. “Aconselhamos os jovens achievers que evitem vender as ações para os parentes. Isso, para que possam desenvolver a capacidade de negociação e prospecção de novos clientes”, explica Karina Matos, da Junior Achievement. Os impostos também já começam a ser arrecadados e correspondem aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição escolhida pela Junior Achievement.

Com a estrutura da organização pronta, eles iniciam a jornada teste, momento em que aprendem a produzir a mercadoria a ser comercializada. O processo produtivo vai da 4ª jornada à 13ª, período de nove semanas. A Feira representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas.

Na 8ª jornada, todas as miniempresas são auditadas pela Junior Achievement. Gestores de projetos da associação avaliam todas as áreas da empresa para averiguar o funcionamento dos processos. Gerentes das áreas e voluntários envolvidos com cada uma das miniempresas também são ouvidos para diagnóstico dos processos.

Na 14ª jornada, todas as miniempresas devem ter elaborado um relatório das atividades e entregue para avaliação da Junior Achievement. E na penúltima semana é a hora em que os acionistas ficam sabendo os resultados de seus investimentos. Nessa reunião, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1919 nos Estados Unidos. Atualmente mais de 100 países são contemplados pelos seus programas, que possuem o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola e estimular seu desenvolvimento pessoal. Suas ações visam proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Em 1984 chegou ao Brasil e, hoje, já está presente em todos os Estados, tendo beneficiado mais de 1 milhão de jovens desde a sua fundação. Em Minas Gerais, desde 2003 a associação já atendeu mais de 70 mil alunos em 25 diferentes cidades.
Os programas da Junior Achievement têm foco na educação empreendedora e acontecem em sala de aula, com atividades práticas, para que o estudante aprenda fazendo. Ao todo, são mais de dez programas especialmente desenvolvidos para os alunos, desde a 4ª série do ensino fundamental até o ensino superior. A aplicação não tem qualquer custo para as escolas ou para os jovens.

Terça-feira, 20 de outubro de 2009.