Macaé é principal destaque do Oscar das micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro

Das oito vencedoras reconhecidas com o Top Empresarial, cinco são de Macaé. A 7ª edição da premiação registrou quase seis mil inscrições de todos os municípios do Estado

As melhores micro e pequenas empresas do Rio de Janeiro foram reconhecidas com o Prêmio Top Empresarial. A premiação foi entregue, no dia 6 de dezembro, no Auditório Nobre do Senai Tijuca, no Rio de Janeiro. O reconhecimento é uma iniciativa do Grupo Gerdau, em parceria com o Programa Qualidade Rio (PQRio), Sebrae/RJ e Firjan.

Em sua sexta edição, o Top Empresarial registrou um número de 5.729 inscritos, uma expansão de 15% em relação a 2005. Todos os 92 municípios do Rio de Janeiro estavam representados entre os participantes.

O Prêmio reconhece as práticas e iniciativas das micro e pequenas empresas do Estado, com relação à aplicação de tecnologia e métodos de gestão, que contribuam com ganhos de qualidade, produtividade e rentabilidade. Além de estimular o desenvolvimento desses empreendimentos, essas práticas de gestão também geram efeitos positivos junto à comunidade e contribuem para o crescimento do Estado.

Foram destacadas empresas vencedoras em oito categorias: Comércio, Indústria, Turismo, Serviços, Educação, Saúde, Energia e Empresa Cidadã. Empresas de Macaé destacaram-se em comércio, indústria, turismo e também receberam os Prêmios Especiais de Responsabilidade Social e de Conservação e Uso de Energia. A capital do Estado, além dos municípios de Volta Redonda e Campo dos Goytacazes também destacaram-se na premiação.

A vencedora na categoria Comércio é a Hidropartes Comercial, de Macaé. A empresa, fornecedora da Petrobras, está em fase final de certificação pela ISO 9001:2000. A Hidropartes destaca-se por possuir liderança participativa, além do empenho na melhoria contínua de sua gestão. A empresa também conquistou o prêmio especial empresa cidadã por ter a responsabilidade social como uma de suas prioridades. Entre as ações, está um por programa de alfabetização para a terceira idade, doações de cesta básica e uma campanha de doação de medula óssea entre seus funcionários.

A empresa que conquistou o primeiro lugar em Indústria é a Farmácia Água Viva, também de Macaé. O cuidado com todos os critérios de excelência e gestão e o desenvolvimento de práticas de melhoria e monitoramento chamaram a atenção dos avaliadores. A liderança de seu principal dirigente e a preocupação constante com treinamentos também são aspectos de destaque nessa empresa.

A melhor empresa em Turismo é a Gloria Gardens Suítes, de Macaé. A empresa do setor hoteleiro investe em constante capacitação de seus profissionais, empregando também pessoas da terceira idade. Destaca-se pela periódica medição de satisfação de seus clientes, por buscar novas soluções e por apresentar uma proposta de vanguarda em hospedagem. A Gloria Garden Suítes também recebeu o prêmio especial conservação e uso de energia. O hotel utiliza três fontes de energia integradas, gás, solar e elétrica. Com uma série de medidas de conservação, a empresa conseguiu economizar 30% de energia elétrica e 50% de gás.

A primeira colocada em Serviços é a JJS Serviços Gerais, de Volta Redonda. A principal atividade dessa empresa, certificada com a ISO 14.000, é a limpeza geral em indústrias, com a retirada de resíduos e a destinação adequada com responsabilidade ambiental. Liderança participativa e estratégias focadas em seu mercado também marcam a gestão da JJ serviços Gerais.

Em Educação, a empresa vencedora é o Curso Trilha de Sucesso, do Rio de Janeiro. Há dois, participa da premiação e implementou todas as sugestões de melhoria sugeridas pelos avaliadores. Destaca-se pelo foco no cliente e no mercado e também por utilizar a criatividade e a inovação em seus cursos.

Na categoria Saúde, o vencedor foi o Laboratório Pedra Verde, de Campos dos Goytacazes. No ano passado, a empresa havia conquistado menção honrosa. A conquista deste ano se deve a uma série de práticas como a implementação do “Manual de Gestão Integrada” e a elaboração de um planejamento estratégico anual detalhado.

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos das Américas e ocupa a 14ª colocação entre os maiores grupos siderúrgicos mundiais. É um dos maiores recicladores do mundo, opera com uma capacidade instalada de 18,7 milhões de toneladas de aço por ano. Possui 223 sites em nove países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Peru e Uruguai. Suas empresas possuem ações listadas em importantes bolsas de valores – São Paulo, Nova York, Toronto e Madri.

Quinta-feira, 7 de dezembro de 2006