Junior Achievement e Gerdau realizam feira de miniempresas no Shopping Terra, em Divinópolis (MG)

Cerca de 50 alunos participantes do projeto, que visa incentivar o empreendedorismo entre jovens, irão expor produtos de suas miniempresas

A Junior Achievement de Minas Gerais (Jamg), em parceria com a Gerdau Divinópolis, irá realizar a Feira de Miniempresas, no próximo sábado, dia 12 de setembro. Cerca de 50 jovens, estudantes do ensino médio de escolas públicas de Divinópolis irão expor no Shopping Terra (Rua Moacir José Leite,100 - Santa Clara), os produtos que criaram e desenvolveram no Programa Miniempresa, idealizado pela Junior Achievement. A feira é aberta ao público e funcionará no mesmo horário das lojas do shopping, de 10h às 22h.

O programa Miniempresa é realizado com o apoio de dez voluntários da Gerdau Divinópolis, que orientaram os alunos durante 15 semanas em assuntos como marketing, finanças, recursos humanos e produção. Também foram debatidos os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método aprender-fazendo, no qual cada participante se converte em um miniempresário.
Irão participar do evento a Miniempresa Cheiro Mania S.A/E, da Escola Estadual (E.E.) Santo Tomas de Aquino e a Miniempresa Arom Arte S.A/, da E.E. Lauro Epifânio. Ambas irão comercializar sabonetes confeccionados pelos próprios alunos durante o projeto.

Sobre o programa
O programa Miniempresa da Junior Achievement proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança. Através de uma eleição, são escolhidos o presidente e os gestores de cada área e a partir disso os alunos são divididos de acordo com o campo de interesse. Porém, todos os funcionários são submetidos a um processo de rotatividade para conhecerem as demais áreas da empresa e terem uma visão global do negócio.

Cada jornada, como os encontros semanais são chamados, tem duração de três horas e meia. Da 1ª à 4ª jornada, os jovens aprendem os fundamentos da empresa. O que é? Como funciona? O que é uma empresa Ltda.? O que é uma Sociedade Anônima? Capital social, pesquisa de mercado, impostos, margem de contribuição, ponto de equilíbrio são alguns dos temas que também são abordados nesse período. Com a teoria em mãos, os alunos já partem para a aplicação dos conhecimentos na empresa que estão prestes a gerir.

O primeiro passo é a definição do produto a ser comercializado. Depois, os alunos partem para a escolha do nome da empresa. Para embasar a criação e a aceitação do produto no mercado, eles fazem uma pesquisa com consumidores. Com a definição do produto e do nome, é hora de pensar no slogan e calcular o capital social da empresa, ou seja, colocar no papel os custos para abertura do negócio, compra de material, custos operacionais com pagamento de funcionários e impostos e outros gastos da organização. O valor do capital social varia entre R$ 200,00 e R$ 1.000,00 dependendo da escolha do produto de cada Miniempresa.

Já no 3º encontro, a empresa tem suas ações lançadas no mercado. O capital social é dividido por 100, número de ações que serão negociadas. “Aconselhamos aos jovens achievers que evitem vender as ações para os parentes. Isso, para que possam desenvolver a capacidade de negociação e prospecção de novos clientes”, explica Karina Matos, da Junior Achievement. Os impostos também já começam a ser arrecadados e correspondem aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição escolhida pela Junior Achievement.

Com a estrutura da organização pronta, eles iniciam a jornada teste, momento em que aprendem a fazer o produto a ser comercializado. O processo produtivo vai da 4ª jornada à 13ª, período de nove semanas. A feira representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas.

Entre a 9ª e a 10ª jornadas, todas as Miniempresas são auditadas pela Junior Achievement. Gestores de projetos da associação avaliam todas as áreas da empresa para averiguar o funcionamento dos processos. Gerentes das áreas e voluntários envolvidos com cada uma das Miniempresas também são ouvidos para diagnóstico dos processos.

Na 14ª jornada, todas as Miniempresas devem ter elaborado um relatório das atividades e entregue para avaliação da Junior Achievement. E na penúltima semana é a hora em que os acionistas ficam sabendo os resultados de seus investimentos. Nessa reunião, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Quarta-feira, 27 de maio de 2009.