Grupo Gerdau vai investir R$ 1,3 milhão em ações sociais na Bahia

Meio ambiente, educação, voluntariado, esportes e empreededorismo são algumas das áreas atendidas pelo Grupo Gerdau no estado

O Grupo Gerdau investirá em 2008 cerca de R$ 1,3 milhão em projetos sociais na Bahia. Serão 21 ações nas áreas de meio ambiente, educação, voluntariado, esportes e empreendedorismo, que beneficiarão escolas, instituições assistenciais e Organizações Não-Governamentais (ONGs). O objetivo é propiciar o crescimento sustentável das comunidades carentes por meio de cursos de capacitação, estímulo ao empreendedorismo, projetos de melhorias no ensino, conscientização e apoio a programas ligados ao meio ambiente.

Direcionados pelo Instituto Gerdau, responsável políticas e diretrizes em responsabilidade social do Grupo, alguns dos projetos já foram iniciados. Um deles é a reinauguração do Restaurante Prato Popular na comunidade de São Tomé de Paripe. O projeto é uma iniciativa do Grupo Gerdau, Empresa Puras e Prefeitura de Salvador. Diariamente são distribuídas cerca de 300 refeições a um custo de R$ 0,50 para adultos e gratuitas para crianças até 10 anos. Além disso, o Prato Popular também oferece cursos de qualificação em atividades como bordado e artesanato aos interessados.

Outra ação que está em andamento é a reforma do Lar Irmã Benedita Camuruji, entidade que abriga crianças em situação de risco de Simões Filho. A creche auxilia hoje cerca de 50 crianças e é mantida principalmente por meio de doações e de recursos do Fundo Pró-Infância. Com um investimento de R$123.3 mil, a instituição ganhará novos pisos, azulejos, acabamentos, chuveiros e portas, propiciando um ambiente mais confortável e seguro aos moradores. O projeto tem o apoio da empresa de construção civil Gertec.

Em 2008 será realizada também a construção da Padaria Pão e Luz, que proporcionará sustentabilidade à creche Aconchego da Mãe Santíssima. O local abriga cerca de 60 crianças vindas de famílias carentes e que não têm onde deixar os filhos durante o dia. Para atender às necessidades da instituição e da comunidade, o Instituto Gerdau e a Gertec vão investir R$ 214.000,00 na criação da padaria. Desse modo, além de garantir o consumo de pães na creche, a iniciativa permitirá a venda de produtos aos moradores do bairro e assim ajudar na geração de renda, a ser revertida em melhorias na própria instituição.

Na área da educação, um dos projetos desenvolvidos será o Multicurso Ensino Fundamental, que seguirá em sua segunda edição. Em 2007 o programa obteve bons resultados e contou com a participação de 100 professores de Simões Filho. Neste ano a ação será expandida a todas as escolas públicas de ensino fundamental do município, beneficiando 700 pessoas, entre professores e diretores de escolas de 111 instituições de ensino. Desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o projeto trabalha a capacitação continuada de professores e gestores, buscando soluções para temas do dia-a-dia de professores e alunos por meio de atividades de integração, contato com elementos digitais e trabalho em grupo.

Além disso, serão desenvolvidos outros programas direcionados à educação, como o Informática & Cidadania, que atua em escolas de ensino médio e utiliza a informática como elemento para trabalhar a cidadania junto aos estudantes; o 5S nas escolas, que visa desenvolver o empreendedorimos e a Pró-Biblioteca Gerdau. Estão previstas, também, ações ligadas ao empreendedorismo, como o programa Miniempresa, realizado em parceria com a Junior Achievement, e o Prêmio Realce Empresarial. Para questões ambientais alguns projetos também serão realizados, como o apoio às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 36 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,7 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 110 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Segunda-feira, 31 de março de 2008