Grupo Gerdau fez maior aquisição brasileira no exterior em 2007

A aquisição da Chaparral Steel, segunda maior produtora de aço estrutural na América do Norte, pelo Grupo Gerdau foi o maior negócio feito por uma empresa brasileira em 2007. A informação consta do Relatório Anual de Fusões e Aquisições, feito pela consultoria PricewaterhouseCoopers.

A incorporação da Chaparral ao conglomerado brasileiro, um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo, foi fechada em julho por US$ 4,2 bilhões e significou o maior negócio na história do Grupo Gerdau. As unidades da Chaparral dos EUA localizam-se nos estados do Texas e Virginia.

Segundo o relatório da PricewaterhouseCoopers, os setores de siderurgia e mineração foram os que mais realizaram transações de compras e joint ventures de empresas em território estrangeiro. Além da Chaparral, o Grupo Gerdau também adquiriu no ano passado o controle acionário da MacSteel, empresa dos EUA especializada em aços especiais, por US$ 1,7 bilhão.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 36 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,7 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 110 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2008