Grupo Gerdau adquire siderúrgica no México

Gerdau investirá US$ 259 milhões na compra da totalidade das ações do Grupo Feld, holding da Siderúrgica Tultitlán

O Grupo Gerdau assinou hoje, dia 28 de março, contrato de compra e venda para aquisição da totalidade das ações do Grupo Feld, controlador da Siderúrgica Tultitlán, produtora de vergalhões e perfis do México.

Localizada na área metropolitana da Cidade do México, a Siderúrgica Tultitlán possui 550 colaboradores e tem capacidade instalada anual de 350 mil toneladas de aço e 330 mil toneladas de laminados, voltada principalmente para o mercado interno. Com o plano de expansão em andamento, que deverá estar concluído no final deste ano, a capacidade de produção passará para 500 mil toneladas de aço e 430 mil toneladas de laminados.

“A aquisição marca a entrada do Grupo Gerdau no México e representa mais um passo na sua estratégia de crescer com rentabilidade e expandir suas operações nas Américas. Além disso, reforça a sua posição de agente consolidador do setor siderúrgico mundial”, afirma o CEO André Gerdau Johannpeter.

O México é o 3º maior produtor de aço do continente americano, atrás dos Estados Unidos e Brasil. Em 2006, o país produziu 16,3 milhões de toneladas de aço.

O negócio envolve US$ 259 milhões, que serão pagos pelo Grupo Gerdau com recursos provenientes de geração de caixa. A aquisição está sujeita à aprovação dos órgãos de regulação da concorrência mexicanos.

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é uma organização siderúrgica de origem brasileira que ocupa o 14º lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de aço, com produção em 2006 de 15,6 milhões de toneladas e faturamento de R$ 27,5 bilhões. Possui cerca de 32 mil colaboradores e agora está presente em dez países: Canadá, EUA, Espanha, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e México. Opera com 231 sites industriais e comerciais, além de quatro joint ventures e uma empresa coligada. Tem como visão estratégica ser uma empresa siderúrgica global entre as mais rentáveis do setor.

Quarta-feira, 28 de março de 2007