Grupo Gerdau adquire controle da Siderperú

O Grupo Gerdau arrematou hoje, 28 de junho, o controle acionário da Empresa Siderúrgica del Perú (Siderperú) com a compra de 50% do seu capital social mais uma ação. O arremate foi feito em leilão público na Bolsa de Valores de Lima por determinação da Agência de Promoção de Investimentos Privados do Peru (ProInversión). As ações pertenciam ao governo peruano, o qual estava conduzindo o processo de privatização da companhia.

O valor da operação totalizou US$ 60,6 milhões, que serão pagos à vista. Adicionalmente, a Siderperú detém uma dívida líquida de cerca de US$ 102 milhões.

A Siderperú é a maior siderúrgica do país, com vendas anuais de aproximadamente 360 mil toneladas de produtos acabados e 2 mil colaboradores. Sua fábrica está localizada na cidade de Chimbote, ao norte de Lima. Presente no mercado há 46 anos, conta com uma extensa linha de produtos nos segmentos de aços longos e aços planos. Aproximadamente, 80% das suas vendas estão representadas por aços longos e os demais 20% por aços planos.

O negócio faz parte da estratégia de crescimento do Grupo Gerdau nas Américas. O Peru possui 27 milhões de habitantes e tem apresentado crescimento econômico importante nos últimos anos. É um mercado de grande potencial, pois importa cerca de 50% do aço consumido.

Como vencedor do leilão, o Grupo Gerdau tem o compromisso de investir US$ 100 milhões na Siderperú nos próximos cinco anos. O plano de investimentos prevê a modernização da tecnologia dos processos de produção e a proteção ambiental, perfeitamente alinhado com a política de investimentos da Gerdau.

GRUPO GERDAU

14º maior produtor de aço do mundo

O Grupo Gerdau é uma empresa internacional, com unidades no Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Uruguai, assim como participação societária na Espanha. É o 14º maior produtor de aço do mundo, segundo o ranking do International Iron and Steel Institute (IISI). Em 2005, faturou R$ 25,5 bilhões e o lucro líquido foi de R$ 3,3 bilhões. No mesmo período, a produção de aço atingiu 13,7 milhões de toneladas. Possui mais de 27 mil colaboradores.

Quarta-feira, 28 de junho de 2006