Gerdau Usiba comemora Dia do Voluntário e apresenta ações sociais para 2008

O Instituto Gerdau – que desenvolve as ações de responsabilidade social do Grupo Gerdau – vai homenagear os voluntários da unidade que contribuíram, em 2007, para a realização dos investimentos sociais que beneficiaram várias comunidades no Estado da Bahi

O Instituto Gerdau – que desenvolve as ações de responsabilidade social do Grupo Gerdau – vai homenagear os 30 voluntários da unidade baiana da empresa, localizada em Simões Filho/BA, que contribuíram, em 2007, para a realização dos investimentos sociais que beneficiaram várias comunidades no Estado.

A homenagem acontece no próximo dia 5, quarta-feira, às 13h marcando a comemoração do Dia Internacional do Voluntário. Além de destacar a atuação dos colaboradores voluntários da unidade em projetos sociais do Instituto, o evento vai reunir os parceiros das iniciativas desenvolvidas, apresentar um balanço das atividades realizadas em 2007 e as projeções que já estão sendo feitas para o próximo ano, com os focos em capacitação profissional, inclusão digital, empreendedorismo e educação foram alguns dos aspectos trabalhados pela entidade, em diversas comunidades de Salvador e Simões Filho.

Os projetos desenvolvidos nessas áreas tiveram com parceiros entidades governamentais e não governamentais como o CDI (Comitê para Democratização da Informática), a Fundação Roberto Marinho, a Escola Polivalente de Simões Filho, Puras – fornecedora do ramo de alimentação parceira no projeto Prato Popular, a secretaria de Ação Social, a secretaria de Educação (ambas do município de Simões Filho), entre outras.

Para 2008, o Instituto já tem diversos planos que incluem a ampliação do número de parceiros, a exemplo do projeto de Reciclagem, cujo objetivo é incentivar o aproveitamento de resíduos, através do apoio a cooperativas de catadores de sucata e projetos de educação ambiental junto às escolas.

Além de apoiar programas que incentivem a reciclagem, o projeto também pretende aumentar a compra de sucata pela Gerdau Usiba diretamente das cooperativas e apoiar programas de educação ambiental para a reciclagem em escolas. Outra iniciativa planejada para 2008 é a implantação do Trailer Ecológico, que disponibilizará para diversas comunidades e escolas um acervo de cerca de mil livros, títulos em DVD e VHS e jogos educativos e lúdicos.

A unidade móvel é um programa da SEMARH (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia), com o patrocínio da Gerdau e o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente. O trailer está equipado com computador, aparelhos de televisão, videocassete e DVD, também doados pela Gerdau, e vai permitir o acesso às tecnologias da informação e possibilitar a realização de mostras com filmes e documentários, com o tema Meio Ambiente. O intuito é sensibilizar e conscientizar sobre aspectos ambientais, ensinar a população a cuidar do Meio Ambiente e estimular a conscientização dos estudantes e do público em geral sobre esta questão.

A biblioteca Gerdau, outro projeto, tem como objetivo estimular a leitura, por meio de doação de uma estante composta por 200 títulos, sobre temas diversos, feita por meninos da organização social Pão dos Pobres.

Também será preparado o Coral, projeto que se destina a proporcionar, através do canto, integração social de funcionários, disciplina, criatividade, concentração e combate ao estresse, além da criação de um coro infantil junto a algumas comunidades, com vistas na inclusão social e no acesso a cultura, principalmente para as crianças e adolescentes carentes.

No próximo ano, o Instituto planeja ainda dar continuidade aos projetos Capacitando Aprendiz, Prato Popular, Multicurso, Informática & Cidadania, e Júnior Achievement.

Quinta-feira, 22 de novembro de 2007