Gerdau São Paulo abastece construção civil e foca em meio ambiente e responsabilidade social

A Gerdau São Paulo possui capacidade de produção de 900 mil toneladas de aço por ano, além de 600 mil toneladas de vergalhões, utilizados na construção civil

Instalada em Araçariguama desde 2005, a usina Gerdau São Paulo é a mais moderna siderúrgica produtora de vergalhões do Brasil e a primeira usina da Gerdau instalada no Estado de São Paulo, principal centro consumidor de aço no país. Localizada junto à Rodovia Castello Branco, em Araçariguama, distante 52km da capital paulista, a Gerdau São Paulo possui capacidade de produção de 900 mil toneladas de aço por ano, além de 600 mil toneladas de vergalhões, utilizados na construção civil.

A Gerdau São Paulo atende basicamente ao setor de construção civil e opera de forma integrada nos processos de processamento da sucata, aciaria (onde o aço é produzido) e laminação (onde o produto final é feito). Ali é produzido o vergalhão GG-50, principal produto da empresa para o setor de construção. Situada próxima a fornecedores e consumidores, sua localização é estratégica, beneficiando-se da malha rodoviária da região, que abrange as rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, além do trecho oeste do Rodoanel.

Moderna em seus processos industriais, a usina também conta com avançadas tecnologias de proteção ambiental, que receberam até 2008 investimentos de cerca de R$ 100 milhões. Seu sistema de despoeiramento, por exemplo, elimina a emissão de partículas sólidas da aciaria e garante a total qualidade do ar enviado para a atmosfera.

A Gerdau São Paulo possui um Mega Shredder, equipamento para reciclagem de sucata. Instalado na área de recebimento, estocagem e processamento de matéria-prima, tem capacidade de processar até 2 mil toneladas de sucata por dia. A reciclagem de sucata é benéfica ao meio ambiente e colabora com a preservação da natureza, pois evita que esses materiais tenham uma destinação incorreta. A Gerdau é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. No mundo, a empresa está instalada em 14 países diferentes.

Todas as atividades realizadas dentro da usina, em quaisquer áreas, são orientadas pelas diretrizes do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um conjunto de procedimentos adotados pela Gerdau em suas unidades. O SGA avalia todas as ações sob o ponto de vista ambiental, desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do aço, estabelecendo as melhores práticas e ajudando a empresa a ser mais eficiente. A preocupação em preservar o meio ambiente, pensando nas gerações futuras, faz parte do dia a dia da Gerdau.

A unidade em Araçariguama possui também um plano de monitoramento aprovado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que realiza o acompanhamento de todos os aspectos ambientais do processo industrial. Periodicamente são coletadas amostras de água (superficiais, subterrâneas e efluentes) e de solo para análise em laboratório, além de medições do ruído emitido pela usina e da qualidade do ar.

Além disso, a companhia acredita que o sucesso empresarial caminha ao lado do desenvolvimento das comunidades. É por isso que, em todos os países onde atua, a Gerdau apóia iniciativas junto à sociedade – como em Araçariguama. As diversas ações realizadas localmente já beneficiaram milhares de pessoas direta e indiretamente, com foco em jovens em idade escolar e idosos. Um exemplo é o Centro de Educação Ambiental Olho D’Água, mantido pela Gerdau São Paulo numa área de 10 mil m2 com auditório, brinquedoteca, biblioteca e equipamentos multimídia. O projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças das escolas municipais da região sobre a importância da preservação do meio ambiente.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Sexta-feira, 15 de maio de 2009.