Gerdau, Santander e executivos espanhóis concluem aquisição da Sidenor

Foi concluída hoje, 10 de janeiro, a operação de transferência de controle do capital da Corporación Sidenor S.A, principal produtora espanhola de aços especiais, forjados e fundidos. O negócio, no valor de € 463,3 milhões, foi anunciado pelo Grupo Gerdau, Santander e executivos espanhóis da própria Corporación Sidenor no dia 15 de novembro de 2005.

O Grupo Gerdau passa a deter 40% do capital da Corporación Sidenor S.A., o Santander detém outros 40% e os demais 20% pertencem a um grupo de executivos da Corporación Sidenor. No dia 16 de dezembro, a Comissão das Comunidades Européias, órgão regulador de defesa da concorrência da União Européia, aprovou sem restrições a operação.

Em 30 dias, será apresentada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma oferta pública de aquisição das ações dos acionistas minoritários da Aços Villares S.A. A oferta - prevista na legislação brasileira quando há transferência de controle - será encaminhada pela empresa controlada Sidenor Internacional S.L., a qual detém 58,44% do capital social da Aços Villares, que continuará uma empresa de capital aberto.

A Corporación Sidenor emprega 5,3 mil pessoas, sendo 2,3 mil na Espanha e 3 mil no Brasil. Em 2004, apresentou receita total líquida de € 1,1 bilhão e lucro líquido de € 74 milhões.

Terça-feira, 10 de janeiro de 2006