Gerdau retoma investimento de R$ 1,75 bi no Brasil

A implantação do laminador de chapas grossas marcará o início da produção de aços planos pela empresa no Brasil

A Gerdau informa que está retomando o projeto de instalação do laminador de chapas grossas na usina siderúrgica Gerdau Açominas, em Ouro Branco (MG), estimado em R$ 1,75 bilhão. Esse valor faz parte do plano global de investimentos de R$ 6,3 bilhões já anunciado pela empresa para os próximos anos. A implantação do laminador de chapas grossas, que havia sido prorrogada devido ao impacto da crise mundial no consumo de aço, marcará o início da produção de aços planos pela empresa no Brasil. Neste mês, foram divulgadas, para potenciais fornecedores do Brasil e exterior, as cartas-convite com as especificações técnicas do equipamento.

“O mercado brasileiro está apresentando gradual retomada da demanda por aço e as expectativas para os próximos anos são muito positivas, o que nos levou a decidir pela ampliação da nossa linha de produtos no Brasil, com o início da produção de chapas grossas”, afirma o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter.

O laminador de chapas grossas terá capacidade instalada de um milhão de toneladas por ano, com possibilidade de futuras expansões, e sua entrada em operação está programada para o final de 2012. As obras de instalação devem ser iniciadas em 2010, estendendo-se até 2012, sendo que, no pico da obra, devem ser gerados quatro mil empregos temporários. Além disso, 420 novas vagas permanentes devem ser criadas para a operação do novo equipamento.

O principal foco do investimento é o mercado interno, especialmente para o segmento petrolífero, seguido da indústria naval, da construção civil (construção metálica) e de equipamentos pesados (máquinas e implementos). O excedente de produção será destinado à exportação para os demais países da América Latina.

A matéria-prima para a produção de chapas grossas – as placas de aço – começou a ser fabricada a partir de julho na Gerdau Açominas, com a entrada em operação do lingotamento contínuo de placas, cuja capacidade instalada é de 1,5 milhão de toneladas por ano.

Atualmente, a Gerdau já produz aços planos nos Estados Unidos, além de comercializá-los no Brasil, por meio da Comercial Gerdau, a maior distribuidora de aço do País.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Terça-feira, 20 de outubro de 2009.