Gerdau participa de projeto de nanotecnologia na União Europeia

Press release

A Gerdau, juntamente com outras sete empresas, está participando do projeto NAMOS, que está sendo desenvolvido na União Europeia. O objetivo do estudo é aprimorar, por meio da nanotecnologia, as propriedades mecânicas dos aços especiais e reduzir o consumo de energia durante o processo produtivo. O projeto envolve 35 pesquisadores de diversos países da Europa e o valor do investimento na pesquisa é de 1,1 milhão de euros.

A pesquisa beneficia especialmente o setor automotivo, na medida em que aprimora as características mecânicas do aço como resistência, tenacidade e vida útil do produto. Os aços especiais nanoligados também podem ser aplicados em aerogeradores, equipamento utilizado no segmento de energia renovável.
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.