Gerdau oferece soluções para o campo

Produtos agropecuários da Gerdau proporcionam a construção de cercas econômicas e duráveis

A Gerdau, líder na produção de aços longos na América Latina e um dos maiores fornecedores para o setor brasileiro de construção civil, apresenta sua linha de produtos agropecuários que proporcionam a montagem de cercas adequadas a necessidade de cada produtor rural.

As cercas são muito utilizadas em fazendas em todo o Brasil, pois além de demilitarem a propriedade evita a fuga de animais. O Estado de São Paulo hoje têm aproximadamente 250 propriedades rurais.

O processo de construção de uma cerca exige primeiramente a análise do terreno e sua utilidade, para posterior escolha do produto mais indicado. Cercas para divisões permanentes exigem um arame farpado grosso, pois oferece alta resistência a ruptura. Para cercas temporárias o mais indicado é o uso de arames finos e com um baixo número de fios

O primeiro passo para construção da cerca é a fixação dos cantos esticadores. Trata-se das toras de madeiras pelas quais os arames atravessarão. Os cantos podem ser produzidos de diversas maneiras, de acordo com o impacto que será exercido sobre a cerca. Pode haver necessidade dependendo da madeira da elaboração de travas na madeira ou reforço dos cantos com aterramento de uma tora presa ao canto.

Entre os cantos prontos inicia-se a instalação de mourões intermediários, também chamados de lascas ou estacas podem ser de madeira ou de aço. Os mourões intermediários de aço podem ser utilizados com arame farpado ou liso, além de já serem comercializados furados, não atrair cupins ou pegar fogo e evitar a necessidade de cavar buracos no chão, pois devido a seu baixo peso, permitem a aplicação suspensa. Outra vantagem dos mourões de aço em detrimento do de madeira é a redução de perda de animais, pois é responsável também pelo aterramento de raios.

A linha de arames Gerdau para construção de cercas conta hoje com nove modelos específicos para cada necessidade. O Arame Farpado Elefante é confeccionado com fios grossos e, portanto, indicado para animas de grande porte e pesados. O Arame Farpado Touro é indicado para regiões alagadiças. Devido a sua tripla camada de galvanização. O Arame Farpado Zebu tem boa resistência e fios médios, é muito utilizado em áreas de difícil acesso, para construção de cercas e divisões de pastos. O Arame Farpado Urso de fios finos é a opção para áreas pouco úmidas. Para cercas de animais menos agressivos o Arame Farpado Gir é a escolha mais adequada. O Arame Farpado Potro é adequado à cercas de pequena extensão.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Quinta-feira, 2 de abril de 2009.