Gerdau figura entre as empresas mais transparentes do Brasil

Press release

A clareza e a qualidade das informações financeiras divulgadas pela Gerdau contribuíram para que, pela 15ª vez consecutiva, a Empresa integre a lista das mais transparentes do Brasil do Troféu Transparência, promovido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Assim como em 2007, 2008 e 2013, a Companhia foi apontada como destaque entre as empresas de capital aberto neste ano, quando o prêmio chega à 18ª edição.

“A Gerdau possui uma sólida estrutura de governança, cuja conduta segue os valores centenários da Companhia. No dia a dia, isso se reflete na capacidade de gerar rentabilidade diferenciada, seguindo os princípios de transparência e respeito com seus públicos de interesse”, garante André Pires de Oliveira Dias, Vice-Presidente Executivo de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores da Gerdau. Outro fator que contribui para que a Empresa seja reconhecida no Brasil e nos demais países onde está presente é o rigoroso controle sobre os processos internos adotados. Desde 2002, a Gerdau atua em conformidade com a lei Sarbanes-Oxley, que estabelece boas práticas de governança corporativa. Além disso, em 2007, passou a reportar seus resultados consolidados de acordo com as normas internacionais de contabilidade definidas pela International Financial Reporting Standards (IFRS), adequando-se, assim, às melhores práticas mundiais.

O Troféu Transparência reforça a importância e os benefícios que a publicação de informações financeiras relevantes para o mercado, quando realizadas de forma clara e objetiva, traz para investidores, colaboradores e, consequentemente, à sociedade. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de setembro, em São Paulo.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.