Gerdau conclui aquisição da MacSteel

A GERDAU S.A. comunica que o Grupo Gerdau concluiu hoje a aquisição da operação siderúrgica MacSteel da Quanex Corporation.

A GERDAU S.A. (Bovespa: GGBR, NYSE: GGB, Latibex: XGGB) comunica que o Grupo Gerdau concluiu hoje a aquisição da operação siderúrgica MacSteel da Quanex Corporation. Os acionistas da Quanex aprovaram a aquisição em Assembléia extraordinária realizada na última terça-feira, 22 de abril de 2008.

No dia 19 de novembro de 2007, o Grupo Gerdau anunciou que havia chegado a um acordo definitivo para a aquisição da operação siderúrgica MacSteel da Quanex Corporation, segunda maior produtora de aços especiais (Special Bar Quality - SBQ) nos Estados Unidos. A MacSteel opera três mini mills localizadas em Jackson, Michigan; Monroe, Michigan; e Fort Smith, Arkansas e seis unidades de transformação localizadas nos estados de Michigan (duas), Ohio, Indiana (duas) e Wisconsin. A empresa conta com aproximadamente 1.600 colaboradores e tem uma capacidade instalada de 1,2 milhão de toneladas métricas de aço e de 1,1 milhão de toneladas métricas de laminados por ano. O preço de aquisição é de US$ 1,46 bilhão, além da assunção de dívida e alguns passivos.

A aquisição está sendo financiada com disponibilidade de caixa e financiamentos de curto prazo.

O acordo não inclui o negócio de Building Products da Quanex, o qual é uma operação não relacionada à siderurgia. A Quanex anunciou a separação deste negócio (spin-off) na data da finalização da proposta de aquisição.

Com a aquisição, o Grupo Gerdau alcança a liderança mundial na produção de aços longos especiais para a indústria automotiva. A presença nos Estados Unidos como produtor deste tipo de produtos consolida a posição da Gerdau como fornecedor global e abre novas possibilidades de crescimento em um mercado globalizado para estes produtos.

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 37 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quarta-feira, 23 de abril de 2008