Gerdau completa 20 anos de atuação no segmento de aços especiais com novos investimentos

Atualmente, a Gerdau é uma das maiores fornecedoras de aços especiais no mundo

A Gerdau acaba de completar 20 anos de atuação no segmento de aços especiais. A história da Companhia no setor começou com a aquisição da usina Piratini, em Charqueadas, no Rio Grande do Sul, em 1992. Nas últimas duas décadas, a Empresa investiu mais de U$ 4 bilhões para aquisição de ativos no Brasil, nos Estados Unidos, na Espanha e na Índia e para atualização tecnológica de suas operações nesse segmento.

Os aços especiais possuem características físicas e metalúrgicas específicas para aplicações em diversas indústrias, como a automobilística, agrícola, de energia, naval, de mineração, de alumínio e petrolífera. Atualmente, a Gerdau é uma das principais produtoras de aços especiais no mundo e maior fornecedora mundial de aços longos especiais para a industria automotiva.
Para oferecer soluções em aços especiais inovadoras e de qualidade diferenciada aos seus clientes, a Gerdau possui centros de pesquisa e desenvolvimento em aços especiais no Brasil (SP e RS), nos Estados Unidos e na Espanha, onde inclusive está em andamento um projeto pioneiro de nanotecnologia aplicada ao processo de fabricação de aços especiais, objetivando atender o setor automotivo com maior competitividade.

Além disso, em diversos países onde atua, a Gerdau também realiza seminários e cursos para aperfeiçoamento e capacitação de seus clientes. Ao longo de 2011, por exemplo, desenvolveu o programa “O Mundo dos Aços Especiais”, o qual buscou aprimorar o conhecimento técnico de nossos clientes sobre aplicações e especificações de produtos desse segmento. Entre os temas abordados durante as palestras, destacam-se os processos de fabricação, conformação  e tratamentos térmicos dos aços para construção mecânica, e as propriedades mecânicas obtidas, além das aplicações e da seleção de produtos. O conteúdo teórico foi complementado por visitas técnicas dos participantes às usinas de aços especiais da Gerdau no Brasil.

A Gerdau vem ao longo dos anos ampliando sua atuação no segmento de aços especiais, sempre em busca da  excelência de seus produtos e serviços. Por isso, investe continuamente na atualização tecnológica de suas plantas industriais. Nos Estados Unidos, está em andamento um programa de ampliação na usina Monroe (Michigan), que deverá ser concluído até o segundo semestre de 2013. A iniciativa abrange a instalação de um novo sistema de lingotamento contínuo, assim como um novo forno de reaquecimento do tipo walking beam e quatro gaiolas de laminação. As demais usinas produtoras de aços especiais da Gerdau nos Estados Unidos, localizadas em Fort Smith (Arkansas), Jackson (Michigan) e St. Paul (Minnesota), também receberão investimentos para melhor atender os clientes do setor automotivo e industrial.

Ademais, para atender a demanda das montadoras no Brasil e acompanhar a expansão do segmento automotivo e do setor de energia nos EUA, a Empresa irá realizar novos investimentos nas unidades brasileiras e norte-americanas. No Brasil, está programada a expansão da usina Pindamonhangaba (SP), com a instalação de um novo laminador para aços especiais, além de um novo lingotamento contínuo e um novo forno de reaquecimento para laminação. Com isso, a capacidade instalada anual da usina crescerá das atuais 700 mil toneladas de laminados para 1,2 milhão de toneladas. Já na usina de Mogi das Cruzes (SP), a capacidade de laminação será ampliada de 216 mil toneladas para 276 mil toneladas por ano. Ambos os investimentos deverão entrar em operação até o final de 2012.
Na Índia, a Gerdau dará início, em 2012, à operação do laminador de aços especiais, com capacidade instalada de 300 mil toneladas e uma unidade de sinterização, continuará a instalação de uma coqueria e realizará projetos na área de geração de energia.
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.