Gerdau celebra 40 anos de sua usina em Charqueadas

Gerdau celebra 40 anos de sua usina em Charqueadas
A usina Charqueadas, produtora de aços especiais da Gerdau, celebra 40 anos de existência. Desde 1992, ano em que a Empresa assumiu o controle da usina, já foram investidos mais de US$ 350 milhões para atualização tecnológica, segurança dos trabalhadores e proteção do meio ambiente. Hoje, a usina é referência mundial na linha de aços especiais para construção mecânica, aços inoxidáveis e aços para ferramentas. Para isso, dispõe da mais avançada tecnologia para a fabricação de aços especiais e conta com modernos processos de produção focados no atendimento da indústria automotiva.

Além de investir na qualidade de sua produção, a usina investe na qualificação de seus colaboradores e aplica rigorosas práticas ambientais. Esse esforço é reconhecido pelas certificações e prêmios recebidos ao longo dos anos, como a ISO 9001, a ISO/TS 16949, a ISO 14001, a Norma PED e o Prêmio Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). A usina recebeu ainda o Prêmio Nacional da Qualidade, reconhecido internacionalmente.

Como forma de promover o desenvolvimento sustentável da comunidade em que atua, a usina também participa constantemente de ações realizadas em parceria com instituições públicas e organizações não-governamentais, além de promover suas próprias ações de responsabilidade social. Entre os principais projetos sociais estão o 5S nas escolas, o prato popular, a cooperativa de reciclagem, o projeto Pescar e o Junior Achievement. Além disso, são desenvolvidos programas locais de responsabilidade social.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.