Gerdau beneficia mais de 76 mil pessoas com gincana social

Cerca de 13 mil colaboradores da Empresa participaram da iniciativa em nove países, 62% a mais em relação à última edição da gincana

Para marcar o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 25 de agosto, a Gerdau celebra os resultados alcançados com a Olimpíada Voluntário Gerdau 2012. Com o slogan "Unidos pela Segurança: a vitória é de todos nós”, a ação beneficiou mais de 76 mil pessoas no Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, México e Espanha. Por meio do trabalho de mais de 13 mil voluntários, sendo 10,3 mil no Brasil, foram realizadas melhorias em prol da segurança em cerca de 800 escolas, creches, micro e pequenas empresas e outras instituições sociais.

Após a escolha da instituição a ser beneficiada, os membros das equipes realizaram uma visita inicial para diagnóstico e planejamento de possíveis melhorias relacionadas à segurança dos ambientes. Os voluntários identificaram, com a ajuda dos líderes das entidades, os principais perigos e riscos existentes.

A partir desse mapeamento, foi elaborado um plano de ação, executado com a colaboração de parceiros mobilizados pelas equipes. Organização de materiais, reparo de fiação elétrica e melhorias relacionadas à acessibilidade, como instalação de fitas antiderrapantes, corrimãos e rampas, foram algumas das ações realizadas. Além disso, as equipes desenvolveram atividades de conscientização sobre o tema, direcionadas aos públicos atendidos pelas entidades, visando incentivar o comportamento seguro no cotidiano.

A ação teve a coordenação do Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia. As gincanas de voluntariado da Gerdau acontecem a cada dois anos, nos anos de realização da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. Em 2010, durante a Copa do Mundo da África do Sul, foi realizada a Copa Voluntário Gerdau, com o tema desenvolvimento sustentável.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.