Gerdau anuncia novos investimentos na Siderperu

A companhia investirá mais de US$ 120 milhões até 2013

• A companhia investirá mais de US$ 120 milhões até 2013.
• Estão sendo estudados planos para outros US$ 480 milhões, que estarão em conexão com o crescimento da demanda local e mundial de aço.
• A empresa já investiu US$ 156 milhões em quatro anos de operação, e superou em 56% o compromisso com o Estado.
• Até a presente data, as obrigações legais com o Estado peruano foram 100% cumpridas.

Lima, 9 de fevereiro de 2011 - A Gerdau planeja investir US$ 120 milhões nas operações da Siderperu nos próximos três anos (2011-2013), conforme anunciado pelos principais representantes da corporação, Jorge Gerdau (Presidente do Conselho de Administração) e André Gerdau (Diretor-Presidente), ao presidente da República, Alan García Pérez.

Acrescentaram, ainda, que há planos para mais US$ 480 milhões, que estão em estudo e dependem da evolução do mercado siderúrgico mundial e local, bem como de outras variáveis que permitam que a companhia cresça de forma competitiva.

Os executivos comentaram que, em 2008, quando a conjuntura previa uma alta expansão do consumo de aço, a empresa anunciou planos para a Siderperu que logo tiveram que ser ajustados, como aconteceu em todo o setor siderúrgico, devido à crise mundial. Agora, afirmaram, vem ocorrendo uma recuperação paulatina da indústria do aço.

Até o momento, a Gerdau realizou investimentos de mais de US$ 156 milhões, superando o compromisso contratual de investir US$ 100 milhões nos primeiros 5 anos, na proporção de US$ 20 milhões por ano. Uma parte importante dos recursos prometidos foi destinada à melhoria das condições ambientais do complexo siderúrgico, tendo sido investidos, até o momento, mais de US$ 50 milhões nesta área.

A Gerdau, desde que assumiu o controle da Siderperu, vem cumprindo totalmente com os compromissos estabelecidos no contrato de compra e venda à vista, assinado com o Estado peruano através da Proinversión. O cumprimento desse compromisso foi avalizado por empresas de auditoria de prestígio reconhecido, além de ter sido supervisionado e aprovado pela Proinversión.

André Gerdau aproveitou a oportunidade para destacar o apoio que a empresa dá à cidade de Chimbote, onde a Siderperu investe em diversos projetos orientados ao desenvolvimento sustentável de sua comunidade, tendo como prioridade a educação, a cultura, a arte e a conservação do meio ambiente.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com cerca de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
www.gerdau.com.br

Sobre a Siderperu
A Siderperu faz parte da Gerdau desde 2006 e opera em Chimbote há mais de 50 anos.
www.sider.com.pe