Gerdau anuncia nova estrutura de governança corporativa

- A composição dos Conselhos de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A. e Gerdau S.A. permite ambas as empresas permanecerem no Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA

A Gerdau informa que, durante assembleia anual de acionistas, realizadas nos dias 28 e 29 de abril, foram definidas as novas composições dos Conselhos de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A. e da Gerdau S.A, marcando mais uma etapa no processo de sucessão da família Gerdau Johannpeter na governança dos negócios. André B. Gerdau Johannpeter, atual conselheiro e diretor-presidente (CEO) da Gerdau, passa a assumir também o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A. Já Claudio Gerdau Johannpeter, atual conselheiro e vice-presidente executivo da Gerdau, assumirá também o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Gerdau S.A.

A nova composição dos Conselhos de Administração permite que as duas empresas de capital aberto – Gerdau S.A. e Metalúrgica Gerdau S.A. – permaneçam no Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA, atendendo, dessa forma, as demandas do mercado de capitais. Com isso, o atual presidente dos Conselhos de Administração de ambas as empresas, Jorge Gerdau Johannpeter, e os vice-presidentes Germano, Klaus e Frederico Gerdau Johannpeter, deixam de integrar os Conselhos de Administração e passam a fazer parte do Conselho Consultivo. Esse novo órgão, a ser presidido por Jorge, visa, com Germano, Klaus e Frederico, dar continuidade ao compartilhamento da experiência de estratégia e gestão acumulada por eles ao longo das últimas décadas.

Nova composição dos Conselhos de Administração:

Conselho de Administração da Metalúrgica Gerdau S.A.
André B. Gerdau Johannpeter Presidente
Claudio Gerdau Johannpeter Conselheiro
Guilherme C. Gerdau Johannpeter Conselheiro
Affonso Celso Pastore Conselheiro
Expedito Luz Conselheiro
Oscar de Paula Bernardes Conselheiro

Conselho de Administração da Gerdau S.A.
Claudio Gerdau Johannpeter  Presidente
André B. Gerdau Johannpeter Conselheiro
Richard C. Gerdau Johannpeter Conselheiro
Affonso Celso Pastore Conselheiro
Expedito Luz Conselheiro
Oscar de Paula Bernardes Conselheiro

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Porto Alegre, 29 de abril de 2015.
Assessoria de imprensa – 51 3323-2170