Gerdau anuncia investimentos de R$ 5,8 bilhões em Minas Gerais

Press release

- Gerdau e Governo de Minas firmam acordo para a expansão das atividades de mineração e a implantação de um centro de industrialização e distribuição de produtos planos A Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo, anuncia hoje (28/11), junto ao Governo de Minas, em solenidade no Palácio Liberdade, investimentos de R$ 5,8 bilhões até 2020, principalmente voltados para a expansão das atividades de mineração de ferro da Companhia. A iniciativa deve gerar 2 mil novos empregos diretos e 300 indiretos no Estado. Além disso, devem ser criados 9 mil empregos temporários durante o período de obras. Com esses investimentos, a Empresa ampliará sua capacidade de beneficiamento de minério de ferro para 24 milhões de toneladas/ano até 2020. Esses investimentos envolvem a expansão da unidade de tratamento de minério 2 (UTM 2), com conclusão do projeto programada para o final de 2016, e a construção de uma nova unidade nesse segmento (UTM 3), que deverá iniciar sua operação ao término de 2020. Os empreendimentos estarão localizados em Miguel Burnier (Ouro Preto) e Várzea do Lopes (Itabirito). Além disso, a Gerdau construirá em Minas um centro de industrialização e comercialização de aços planos, segmento em que passou a ter produção própria neste ano, com a entrada em operação do laminador de bobinas a quente na usina Ouro Branco. A unidade deverá iniciar suas operações em 2016 e prevê a produção e a distribuição de produtos como chapas, fitas, bobinas, perfis e telhas. O diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter, afirma que a parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais é fundamental para a concretização desses projetos, os quais devem agregar valor ao mercado mineiro e gerar novas oportunidades para a região. “Ao realizar investimentos de R$ 5,8 bilhões em um momento tão desafiador para a indústria do aço, reforçamos nossa convicção no desenvolvimento do Brasil e de Minas Gerais. A opção por realizar o investimento em Minas reitera a vocação do Estado para a mineração e produção de aço”, ressalta o CEO. Minas Gerais é hoje uma das principais plataformas de crescimento da Gerdau no mundo, a qual possui presença industrial em 14 países. No Estado, a Companhia é a maior produtora de aço e está presente em diversos municípios. Dois dos maiores investimentos da sua história atualmente estão em Minas Gerais: a produção de aços planos no Brasil, a partir da usina de Ouro Branco, e a atividade de mineração.