Gerdau anuncia acordo para adquirir a TAMCO

A operação deverá ser finalizada no quarto trimestre de 2010

A Gerdau S.A. (Bovespa: GGBR, NYSE: GGB, Latibex: XGGB) anuncia que sua subsidiária integral, a Gerdau Ameristeel, celebrou um acordo definitivo com a Ameron International, Tokyo Steel e Mitsui & Co. (U.S.A.), Inc. para adquirir todas as ações emitidas e em circulação da TAMCO, uma empresa da Califórnia, nos EUA.

A TAMCO é uma “mini-mill” que produz vergalhões e é uma das maiores produtoras de vergalhões na costa oeste dos EUA, com uma capacidade anual de aproximadamente 500.000 toneladas. Sediada em Rancho Cucamonga, na Califórnia, a TAMCO é a única produtora de aços longos nesse estado e atende, principalmente, aos mercados da Califórnia, Arizona e Nevada.

Sujeito ainda a alguns ajustes, o preço de aquisição da TAMCO é de aproximadamente US$ 165 milhões em dinheiro. A operação, que depende de conclusão satisfatória das autoridades antitruste e de revisões regulatórias aplicáveis, bem como de outras condições usuais para seu desfecho, deverá ser finalizada no quarto trimestre de 2010.

Segundo Andre B. Gerdau Johannpeter, Diretor-Presidente e CEO da Gerdau S.A., "a TAMCO ampliará a rede de usinas “mini-mills” da Gerdau na América do Norte, expandindo nossa presença geográfica na costa oeste dos Estados Unidos e nossa capacidade de atendimento do mercado da construção civil na região”.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GGB), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).