Gerdau amplia operações na Colômbia

A nova empresa controla unidades de produção de coque metalúrgico e de reservas de carvão para coque estimadas em 20 milhões de toneladas

O Grupo Gerdau comunica que assinou hoje contrato de compra e venda, por US$ 59 milhões, para aquisição de uma participação acionária de 50,9% na Cleary Holdings Corp, empresa controladora de uma unidade de produção de coque metalúrgico e de reservas de carvão coqueificável, localizadas na Colômbia. O acordo está sujeito à aprovação dos órgãos reguladores do mercado colombiano. O coque, produzido a partir do carvão mineral, é utilizado como uma das matérias-primas do processo siderúrgico em usinas integradas, que operam com altos-fornos.

“Esse investimento faz parte da estratégia de crescimento do Grupo Gerdau e representa mais um passo para assegurar o fornecimento de matérias-primas fundamentais para a produção de aço”, afirma o diretor-presidente (CEO), André Gerdau Johannpeter.

A unidade tem capacidade instalada anual de 1 milhão toneladas de coque metalúrgico e as reservas, segundo estimativas preliminares, somam 20 milhões de toneladas de carvão coqueificável. A totalidade da produção do coque é destinada para a exportação, principalmente para os Estados Unidos, Peru, Canadá e Brasil. Cerca de 1,3 mil pessoas trabalham para a empresa, entre colaboradores e prestadores de serviços.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui cerca de 37 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 110 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB)