Gerdau, Abeaço e Carrefour realizam parceria para implantar estações de coleta seletiva

16 lojas da rede Carrefour terão postos para incentivar o consumo consciente. Todas as estações terão área exclusiva para crianças e serão preparadas para atender deficientes visuais e cadeirantes

A Gerdau, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço – Abeaço e o Carrefour lançaram em dezembro o Projeto Estação de Reciclagem para estimular e sensibilizar adultos e crianças para o consumo consciente. Em  dezembro de 2008,  foi inaugurada a primeira estação. O projeto "Consumo Consciente Recicle com a Gente" será expandido para 15 lojas da Rede Carrefour este ano e deve chegar em 153 lojas Carrefour ao longo dos próximos anos.
Serão quatro módulos de coleta, separados por: latas de aço e outros metais, plástico e papel, vidro e óleo pós-consumo.

A estação infantil ainda contará com um módulo sazonal, que nesta primeira fase do projeto será utilizado para doação de livros e brinquedos. Informações sobre os tipos de materiais e suas formas de reciclagem serão expostas nos locais para que o consumidor possa aprender a diferenciar cada um deles.

Além dos apelos ecológico e lúdico, o projeto de coleta seletiva tem cunho social. Cada loja do Carrefour terá uma cooperativa associada, para a qual todo o material coletado será doado."Para atestar este compromisso, as estações terão afixados informativos mensais que trarão a quantidade de material coletada, a geração de renda e o número de famílias beneficiadas com a ação", comenta Heitor Bergamini, Diretor Metálicos da Gerdau.

Para as crianças

Todas as estações terão sua réplica em tamanho reduzido para que as crianças possam participar do processo, aprendendo desde pequenas o que é o consumo consciente e como colaborar para a preservação do meio ambiente. O projeto também envolve a promoção de workshops em cerca de quatro mil crianças das escolas do entorno das lojas com o objetivo de trabalhar a educação ambiental. Nestes encontros, elas visitarão as estações e aprenderão conceitos de reciclagem, pós-consumo e reutilização durante o ano. As visitas incluirão oficinas de reutilização, durante as quais as crianças poderão produzir objetos feitos a partir de latas.
A estação kids ainda atenderá os cadeirantes e todos os informativos estarão em braile. Nos fins de semana, o mascote Lataço, criado pela Abeaço, estará presente nas estações de coleta, incentivando os pequenos a terem mais consciência ambiental. "A expectativa é que o projeto colete 3,5 mil toneladas de resíduos durante o ano. Com isso, acreditamos que cada vez mais pessoas reconhecerão a embalagem de aço e atestarão sua característica 100% sustentável", explica Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço.

Divulgação nas lojas

A ação será divulgada nas lojas Carrefour com amplo material, como stoppers e wobblers, displays presos aos carrinhos, adesivos de piso, distribuição de folhetos, mensagens na rádio, TV Carrefour e nos tablóides além de adesivo nas cancelas das lojas.  Mensalmente durante o projeto, cerca de 150 mil pessoas por loja terão acesso às informações sobre reciclagem. "Entendemos que o investimento social privado é uma prática essencial para promovermos o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde estamos presentes. O Grupo Carrefour sempre teve um olhar sustentável para suas atividades, valorizando o relacionamento com todas as partes interessadas. Cada vez mais o tema ganha relevância para nosso negócio, refletindo em nosso posicionamento e investimentos", ressalta Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Sobre o Carrefour

Há 33 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista do país. Hoje a rede conta com 770 unidades em 17 estados, atuando com diversos formatos de lojas e uma oferta de serviços que incluem postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. O grupo é líder de mercado no setor supermercadista, com 62 mil funcionários, sendo um dos maiores empregadores do país. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 30 países

Sobre a Abeaço

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 para fortalecer o mercado de embalagem de aço e dar suporte técnico e mercadológico a seus fabricantes. A entidade também busca aproximar interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções, produtos e negócios para os seus associados, no Brasil e no exterior.