Economia de água na Gerdau Cosigua

A siderúrgica Gerdau Cosigua – usina do Grupo Gerdau localizada em Santa Cruz, zona oeste do Rio – tem muito o que comemorar no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Em 10 anos, a quantidade de água recirculada diariamente triplicou. Atualmente, cerca de 97% da água utilizada pela usina é reaproveitada, o que equivale a 13,8 mil metros cúbicos de água por hora, aproximadamente. Em 1998, ano de instalação do sistema de filtros, eram recirculados 4,5 mil metros cúbicos por hora.

Com esse processo, a Gerdau Cosigua, além de garantir a estabilidade da qualidade da água utilizada em sua produção, colabora com a preservação do meio-ambiente. Há grande redução da captação de água do Canal de São Francisco – que faz parte da bacia do Rio Guandu, responsável pelo abastecimento do Grande Rio – permitindo que o recurso seja utilizado para outros fins.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui 37 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. As empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Segunda-feira, 3 de março de 2008