(DATA ORIGINAL: 5/12/2007) Grupo Gerdau investirá mais US$ 400 milhões no Brasil

Será instalado um laminador de chapas grossas com capacidade instalada anual de 870 mil toneladas em uma das usinas do Grupo Gerdau no país

O Grupo Gerdau investirá US$ 400 milhões em uma de suas usinas no Brasil para a instalação de um laminador de chapas grossas, equipamento voltado para a produção de aços planos. Os estudos de viabilidade que definirão a localização da nova expansão estão em fase de conclusão. O equipamento terá capacidade instalada de 870 mil toneladas por ano e entrará em operação em 2010, gerando mais de 200 novos empregos.

O Grupo Gerdau produz aços planos no Peru (Siderperu) e nos Estados Unidos (joint venture Gallatin). No Brasil, comercializa, desde 1971, aços planos produzidos por outras empresas e vendidos por meio da Comercial Gerdau, maior distribuidora de produtos siderúrgicos do País. As chapas grossas serão comercializadas no mercado interno e também exportadas, seguindo a estratégia de internacionalização que o Grupo vem desenvolvendo. Este produto é aplicado na construção civil (construções metálicas), na indústria de equipamentos pesados (máquinas e implementos) e, em especial, na produção de tubos com costura de média e grande dimensão (gasodutos para indústria petroquímica, minerodutos, etc.) e na indústria naval, mercados nos quais se estima um significativo crescimento da demanda brasileira e mundial nos próximos anos.

“Estamos expandindo nossa experiência em aços planos da área comercial para a área industrial no Brasil, com objetivo de prestar melhores serviços aos nossos clientes, oferecendo uma linha de produtos mais completa”, afirma o diretor-geral de operações (COO) do Grupo Gerdau, Claudio Gerdau Johannpeter.

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 36 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 23,2 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 110 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quarta-feira, 5 de dezembro de 2007