Colaborador da Gerdau conquista segunda colocação em concurso internacional do setor do aço

Rodrigo Ramos, da unidade da Gerdau em Maracanaú (CE), integrou a equipe brasileira na competição promovida pela World Steel Association

Fortaleza é a cidade natal dos representantes brasileiros na etapa internacional do Steel Challenge, concurso voltado a estudantes universitários e jovens profissionais do ramo da siderurgia promovido pela World Steel Association, entidade mundial do setor do aço. A equipe cearense, vencedora nas Américas, conquistou a segunda colocação na final do campeonato, realizada no dia 11 de fevereiro, em Bruxelas, Bélgica. Rodrigo Ramos, 23 anos, colaborador da usina Cearense, unidade da Gerdau em Maracanaú, Francisco Necy Alves Jr., 24 anos,  Instrutor Educacional Superior do SENAI, Mateus Paulino, 27 anos, consultor de Inovação na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Marcos Daniel Gouveia Filho, 24 anos, doutorando da Universidade Federal do Ceará (UFC), formaram a equipe brasileira.

Na primeira fase do campeonato, realizada online, os jovens competiram com cerca de 2 mil participantes, de 34 países. Na oportunidade, a tarefa foi simular a produção de aço para construção civil com o menor custo a partir do processo de aciaria a oxigênio. As equipes tiveram 24h para executar a tarefa, mas o grupo teve apenas 15 horas disponíveis. Apesar disso, superaram as próprias expectativas e enviaram o projeto que os levou a ocupar o primeiro lugar entre os participantes do nosso continente. Rodrigo, Francisco e Mateus são ex-estagiários da Gerdau e foram colegas de Marcos na graduação em Engenharia Metalúrgica pela UFC, o que garantiu a aproximação, a amizade e a formação da equipe.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.