Brasília discute uso do aço na construção civil

Agilidade no cronograma da obra, aumento da segurança e redução drástica do desperdício de material, contribuindo para a conservação do meio ambiente: essas são algumas das vantagens apresentadas pelas obras estruturadas em aço, hoje uma tendência mundial para edifícios de múltiplos andares, residenciais ou comerciais. O tema estará em discussão em Brasília, no próximo dia 7 de agosto (terça-feira), às 19h, quando o CREA-DF e o Sinduscon-DF, em parceria com o Grupo Gerdau, promovem a palestra Obras Estruturadas em Aço, a ser apresentada pelo engenheiro Henrique José Ferreira da Silva, consultor da Gerdau Açominas.

A utilização de estruturas mistas (que combinam aço estrutural e concreto) gera uma grande diminuição dos custos da obra. Além de proporcionar uma agilidade maior na construção, reduzindo o tempo de retorno do investimento realizado, há uma economia real na utilização de material, pois a combinação do concreto armado com o aço explora o que há de mais vantajoso em cada um dos elementos.

Outro ponto importante é que cada vez mais o mercado tem utilizado componentes industrializados na construção civil – uma coluna, por exemplo, vem pronta da fábrica, ao invés de ser montada pelos operários na obra. Isso oferece uma maior precisão geométrica, um ajuste prévio das estruturas e mais rigor nos métodos de fabricação, o que, diferente dos sistemas convencionais, conduz a uma construção racionalizada. Além disso, com o menor desperdício de material possibilitado pelas estruturas mistas de aço e concreto, tem-se uma construção mais adequada também aos propósitos de sustentabilidade, sob o ponto de vista ambiental.

A palestra é direcionada a engenheiros, arquitetos e gestores de empresas construtoras. As inscrições são gratuitas, porém limitadas.

Serviço:

Palestra: Obras Estruturadas em Aço
Data: 7 de agosto de 2007 ( terça-feira)
Horário: 19h às 21:30h
Local: Auditório do CREA-DF