7º Prêmio Talento Engenharia Estrutural apresenta os vencedores da edição 2009

Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, Porto da Thyssenkrupp, no Rio de Janeiro, Condomínio Top Towers, em São Paulo, e uma casa em Paraty, no Rio de Janeiro, foram os projetos vencedores da sétima edição do Prêmio Talento

A Gerdau, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), anunciou ontem, 12 de novembro, em São Paulo, os vencedores da edição 2009 do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, principal premiação da área no País. Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por engenheiros nas obras Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, Porto da Thyssenkrupp, no Rio de Janeiro, Condomínio Top Towers, em São Paulo, e uma casa em Paraty, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural também entregou menção honrosa aos profissionais responsáveis pelas obras Portal Estaiado, no Paraná, Edifício Comercial Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo, Remodelação da Estação Saldanha, em Lisboa (Portugal), e Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

“Referência nacional, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural contou com a participação de profissionais de todo o Brasil e inclusive do exterior que apresentaram projetos inovadores e de altíssima qualidade na área da construção civil”, afirma Claudio Gerdau Johannpeter, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.

Divididos em quatro categorias (obras especiais, infraestrutura, edificações e obras de pequeno porte), os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da Gerdau e da Abece. Os critérios avaliados foram cumprimento do regulamento, uso apropriado de materiais, economia de produtos durante a construção, originalidade e criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Os primeiros colocados ganharam troféu e certificado, bem como uma viagem a Las Vegas (EUA) para participar da feira World of Concrete, a ser realizada em fevereiro. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento além de certificado.

O primeiro colocado na categoria obras especiais foi o engenheiro Eduardo Barros Millen, com o Estaleiro Atlântico Sul, localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE). O profissional foi responsável pela obra do Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul, que compreende um complexo formado por outros quatro galpões industriais, além de áreas administrativas, cais e dique seco. O Estaleiro recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade instalada de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano.

Na categoria infraestrutura, o vencedor foi Flávio de Lima Ferreira Alves, com o Porto da Thyssenkrupp, na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro. A obra integra o futuro complexo siderúrgico, por onde serão escoadas as cinco milhões de toneladas de placas de aço que serão produzidas, para exportação, quando a usina estiver em plena capacidade de operação.  As obras civis do Terminal Portuário compreendem um píer com 700 metros de extensão, dividido em píer de carvão com 413 metros e píer de produtos siderúrgicos com 287 metros, e uma ponte de acesso com 3.825 metros de extensão.

Já o vencedor da categoria edificações foi Valdir Silva da Cruz, com o Condomínio Top Towers, no bairro Paraíso, em São Paulo. Trata-se de um inusitado projeto de condomínio comercial com duas torres, de 20 e 22 andares, cujas formas foram executadas exclusivamente para cada andar, resultando em 42 formas somente para a parte comercial destinada a escritórios.

Na categoria pequeno porte, o vencedor foi Carlos Otavio de Souza Gomes com a obra de uma casa na Praia de Santa Rita, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Concebida em concreto armado, a residência conta com grande vão livre sustentado por vigas e pilares.

Além disso, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural prestou homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em obras especiais, reconheceu-se o trabalho de Jefferson Luiz Andrade com a Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Em infraestrutura, Ivan José de Godoy Mazella recebeu menção honrosa pela remodelação da estação de metrô Saldanha, localizada na cidade portuguesa de Lisboa. Na categoria edificações, o destaque foi Paulo Eduardo Bacchin com edifício comercial na Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo (SP). Já em pequeno porte o homenageado foi João Amilton Mendes pelo Portal Estaiado, em Ponta Grossa (PR).

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Sobre a ABECE

A ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) é a entidade de classe que reúne e representa o setor no País, defendendo seus interesses perante a categoria, os poderes constituídos e a sociedade. Fundada em 17 de outubro de 1994, conta atualmente com filiados em diversos estados, congregando profissionais que movimentam mais de 80% das transações comerciais, em valor financeiro, relacionados ao ramo de Engenharia e Consultoria Estrutural. Para possibilitar o debate de questões locais e propagar as atividades empreendidas pela sede nacional (localizada em São Paulo - SP), a Associação possui delegacias regionais nas principais capitais brasileiras e no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Mais informações podem ser obtidas no site www.abece.com.br.

Sexta-feira, 13 de novembro de 2009.