Voluntários do Grupo Gerdau ajudam estudantes de Barão de Cocais a montar miniempresa

Programa, em parceria com a Junior Achievement, tem objetivo de dar noção sobre o funcionamento de uma empresa e incentivar o empreendedorismo

A Gerdau Barão de Cocais (MG) e a Junior Achievement realizam no dia 2 de abril a aula inaugural do programa Miniempresa, às 18h, na Associação dos Colaboradores Gerdau (Rua Coronel José Gomes, sem número, Centro). No projeto, cerca de 50 estudantes do ensino médio das escolas estaduais José Maria de Moraes e Odilon Behrens montarão e administrarão uma empresa de verdade, com o objetivo de desenvolver noções de empreendedorismo, economia, trabalho em equipe, planejamento e reforçar seus laços com a comunidade, escola e família. O projeto é coordenado pelo Instituto Gerdau

Participarão da aula inaugural representantes da Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, voltada para a educação prática em economia e negócios, além de voluntários do Grupo Gerdau e representantes das escolas e famílias dos alunos. No encontro, os jovens receberão orientações sobre empreendedorismo, as relações entre as diversas áreas de uma empresa e iniciarão o planejamento para elaboração de suas miniempresas.

Depois, ao longo das 12 semanas seguintes, voluntários orientarão os jovens e passarão conceitos de marketing, contabilidade, recursos humanos, produção e comportamento profissional. Os jovens entre 15 e 17 anos criarão um produto, definirão estratégias de marketing, desenharão e colocarão em prática os processos produtivos e farão a comercialização, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, receberão seus dividendos. Será, inclusive, vendendo ações que os alunos levantarão os recursos necessários para o início da produção.

Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement. Na última semana, há o fechamento dos resultados financeiros da empresa e apresentação aos acionistas. O relatório final concorre à melhor miniempresa do Estado

Desde 2003, o Grupo Gerdau é mantenedor do Brasil da Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1919 nos Estados Unidos, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. Em 1984, a entidade chegou ao Brasil e já está presente em todos os Estados, tendo beneficiado cerca de 890.000 jovens desde a sua fundação. Em Minas Gerais desde 2003, a associação já atendeu aproximadamente 27,9 mil jovens, através da colaboração de 1,8 mil voluntários, em mais de 20 municípios. Em Minas Gerdau, a Gerdau ainda apóia os programas em Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, além de Barão de Cocais.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 36 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. As empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quarta-feira, 2 de abril de 2008