Voluntários da Gerdau apoiam estudantes de Maracanaú na construção de Miniempresa

Press release

A usina Cearense, produtora de aço da Gerdau localizada em Maracanaú, lançou neste mês, em parceria com a Junior Achievement, o programa Miniempresa, destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas da região. Divididos em duas turmas, 50 alunos das Escolas Estaduais Luis Gonzaga da Fonseca Mota, Flávio Pontes, José Milton de Vasconcelos Dias e Enoe Brandão Sanford terão a oportunidade de adquirir conhecimento, de forma lúdica e interativa, nas áreas de economia e negócios. O objetivo da iniciativa é estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo profissional e despertar nesses jovens o espírito empreendedor, além de facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho.

O programa Miniempresa terá duração de cerca de quatro meses e será desenvolvido em jornadas semanais com duração de três horas, realizadas nas próprias instituições de ensino. As aulas serão acompanhadas por dez colaboradores voluntários da Gerdau, das áreas industrial, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Tecnologia de Gestão.

A definição do produto a ser fabricado pelos alunos ocorrerá durante um módulo específico, que inclui a realização de uma pesquisa de mercado para avaliar a viabilidade da escolha. Após o desenvolvimento e produção, os jovens deverão comercializar os artigos na Feira de Miniempresas, a ser realizado em um shopping de Fortaleza durante o mês de novembro.

Desde 1994, a Gerdau é parceira da Junior Achievement no Brasil, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1919 nos Estados Unidos, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. Em 1984, a entidade chegou ao Brasil e já está presente em todos os Estados, tendo beneficiado mais de dois milhões de jovens desde a sua fundação. O apoio da Gerdau é direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Empresa.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.