Unidades pernambucanas do Grupo Gerdau fornecem produtos para Estaleiro Atlântico Sul

O Grupo Gerdau está presente na construção do Estaleiro Atlântico Sul, maior empreendimento privado do Estado e parte do Complexo Industrial e Portuário de Suape, no litoral sul pernambucano. A companhia tem fornecido aço para as obras e empregado o seu know how no treinamento dos profissionais envolvidos na construção do estaleiro que utilizam os produtos fabricados pelas unidades Gerdau Açonorte (usina siderúrgica produtora de aços longos, localizada no bairro do Curado) e Armafer (unidade de corte e dobra de aço, instalada em Igarassu).

Até 2009, o Grupo fornecerá vergalhões, tanto retos quanto cortados e dobrados. Na obra, os produtos serão utilizados em estruturas de concreto armado, como muros de contenção, lajes, pisos e superestruturas da construção do primeiro dique seco do estaleiro. Reconhecidos pela alta resistência, os vergalhões da Gerdau possibilitam a fabricação de estruturas mais leves, dado que é possível utilizar um volume menor de aço na obra.

A entrega de vergalhões já cortados e dobrados no local da obra proporciona economia de tempo, redução de custo e capital de giro, eliminando o desperdício de material e otimizando o trabalho no canteiro. Além disso, a obra recebe suporte técnico durante a etapa da armação das ferragens.

Capacitação - Tendo em vista a excelência e a qualidade na produção de aços longos, o Grupo Gerdau foi convidado para treinar dois grupos de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE) que atuam na área da construção civil. O treinamento teve como objetivo transmitir informações sobre o uso apropriado dos produtos Gerdau em construções pesadas. Os profissionais que concluíram o curso estão envolvidos na capacitação da mão-de-obra da construção do estaleiro.

O curso foi realizado na Gerdau Açonorte após a visita dos grupos às instalações da usina e da Armafer-PE. Cinco técnicos da Gerdau ministraram palestras para mais de 20 pessoas abordando temas como utilização de produtos ampliados, pregos, soldas, perfis etc. O primeiro grupo foi capacitado em novembro e o segundo no início de dezembro.

Além de treinar as equipes, a Gerdau Açonorte está realizando o acompanhamento prático das atividades no local da obra. A previsão é de que, inicialmente, 680 profissionais sejam capacitados a trabalhar com os produtos e serviços do Grupo Gerdau.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 36 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. É um dos maiores recicladores das Américas. As empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque, Toronto e Madri.

Quarta-feira, 26 de dezembro de 2007