Últimos dias para inscrições no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – Rio Grande do Sul

Promovido pela Gerdau e Sebrae-RS, premiação destaca os bons exemplos de MPEs que, por meio da aplicação de bons métodos de gestão, tiveram resultados significativos

A Gerdau e o Sebrae-RS encerram, no dia 29 de agosto, as inscrições do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, voltado para o Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da premiação é destacar os bons exemplos de MPEs que, por meio da aplicação de bons métodos de gestão, tiveram resultados significativos. Os vencedores da edição 2008 será divulgado na Solenidade de Premiação, que ocorrerá no dia 20 de novembro de 2008.

A Gerdau apóia prêmios de incentivo em parceria com o Sebrae em mais 23 estados brasileiros. As premiações, que até o ano passado mantinham nomes diferentes, foram unificadas sob o nome MPE Brasil e contam, agora, com o mesmo padrão de avaliação em todo o país. No Rio Grande do Sul, o prêmio era chamado de Talentos Empreendedores, e está atualmente em sua 16ª edição.

Os participantes serão avaliados nas categorias Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços - subdividido em: Serviços de Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação. Além disso, também poderão se inscrever na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental, desde que estejam concorrendo a alguma das categorias setoriais. A seleção é realizada a partir de um questionário, respondido pelos gestores das empresas concorrentes. Todas as empresas que respondem essa auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias. Para a escolha das vencedoras, serão analisados os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ajustados à realidade das micro e pequenas empresas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas nos escritórios do Sebrae ou pelo site www.premiompe.sebrae.com.br. Podem participar da versão gaúcha MPEs com domicílio fiscal no Estado do Rio Grande do Sul que tenham receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e pelo menos um ano fiscal completo. A iniciativa é promovida pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Gerdau. Além do Sebrae, conta com o apoio do Grupo RBS e parceria do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui mais de 45 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Terça-feira, 26 de agosto de 2008