TV Gerdau Açominas completa 15 anos

Ao todo, já foram produzidos 745 programas de TV

A TV Gerdau Açominas completa, em 2008, 15 anos de existência. Desde a estréia, que aconteceu no período da privatização da empresa, em 1993, o canal se firmou como um importante veículo de comunicação corporativa, colaborando com a valorização, a proximidade e a integração dos colaboradores.

Os assuntos das matérias veiculadas na TV Gerdau Açominas são sempre relacionados à siderurgia (processos e produtos), aos colaboradores (segurança, saúde, bem-estar, serviços) e às ações de responsabilidade social e ambiental da empresa na região. Com os programas, a TV difunde informações e conhecimento de forma didática, e contribui com a manutenção de um bom ambiente de trabalho.

Além disso, os temas abordados em cada edição do programa, que tem aproximadamente 15 minutos de duração, também despertam grande interesse da comunidade em geral vizinha às operações da siderúrgica e que participa de projetos apoiados pela empresa na região.

Com 751 programas produzidos desde sua inauguração, a TV Gerdau Açominas é exibida nos oito refeitórios da siderúrgica em Ouro Branco (MG), e também nos prédios em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), e pela TV Lafaiete, que abrange os municípios da Região Alto do Paraopeba, em Minas Gerais: Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Congonhas, Casa Grande, Queluzito e São Brás do Suaçuí.

Comunidade

Foi em 1995 que a TV Gerdau Açominas começou a ser transmitida pela TV Lafaiete. Hoje, de acordo com pesquisa recente encomendada pela Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, a audiência do programa está à frente de atrações locais, e disputa o primeiro lugar com o telejornal Jornal Regional. Esses dois programas se revezam na primeira colocação da audiência.

Dentro da programação da TV Lafaiete, que conta com 16 anos de história e atinge cerca de 500 mil pessoas, a TV Gerdau Açominas é exibida às 19h das quartas-feiras, com reprise aos sábados, às 8h30.

Histórico

A então TV Açominas foi exibida, pela primeira vez, após três dias de produção, em 1993. O objetivo foi apoiar o processo de privatização da empresa, sendo um importante canal de informação. A receptividade foi tão boa que, mesmo após sua privatização, a empresa adotou a TV como um canal efetivo de comunicação.

Em 2004, ocorreram as primeiras grandes transformações no formato do programa, que passou de telejornal para revista eletrônica. Com a mudança, o programa ganhou mais matérias, embora o tempo permanecesse o mesmo: 15 minutos. As matérias informativas, de caráter institucional, começaram a ser intercaladas com temas mais leves. A utilização de entrevistas ficou mais freqüente, o que garante mais credibilidade às notícias. As transformações também incluíram mudanças de cenário, caracteres, vinhetas e até da música tema. O nome do programa também mudou. A TV Açominas passou a se chamar TV Gerdau Açominas.

A partir de novembro de 2004, com a evolução das tecnologias, os programas passaram a ser vistos por meio do canal próprio de TV on line da intranet da empresa, o Gerdau Net local, que retransmite os programas e também informações direcionadas. A programação da TV on line é contínua (24 horas) e pode ser acompanhada em toda a rede de computadores internos da empresa.

Prêmios conquistados pela TV Gerdau Açominas
Prêmio Aberje 2005 – categoria vídeo de comunicação interna
Prêmio Aberje 2003 – categoria videojornal
Prêmio Aberje 2002 – categoria videojornal
Prêmio Aberje 2000 – categoria videojornal
Prêmio Aberje 1997 – categoria vídeo de comunicação interna
Menção Honrosa no 4º Concurso de Vídeos – promovido pelo Instituto Latino-americano do Ferro e do Aço (Ilafa), em outubro de 1996
Menção Honrosa no 3º Concurso de Vídeos – promovido pelo Instituto Latino-americano do Ferro e do Aço (Ilafa), em novembro de 1994

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Sexta-feira, 14 de novembro de 2008