Sistema de qualidade do Grupo Gerdau melhora gestão em escola de Barão de Cocais

Núcleo Infantil Recanto Feliz diminuiu desperdício com sobras da alimentação em 60% e economizou em produtos de limpeza com apoio de voluntários Gerdau

O Núcleo Infantil Recanto Feliz, de Barão de Cocais (MG), conseguiu uma redução significativa em seus custos operacionais com a adoção de sistemas de gestão implantados por voluntários da usina siderúrgica Gerdau Barão de Cocais. O balanço social divulgado pela escola este mês mostrou que as sobras da alimentação estão 60% abaixo do índice definido como aceitável, além de uma economia de até 50% nos gastos com produtos de limpeza. Além disso, ela comemora novamente o índice zero de desnutrição.

A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Gerdau, que coordena as políticas e diretrizes de responsabilidade social do Grupo Gerdau. Os voluntários da empresa atuam no desenvolvimento de um sistema de gestão para melhoria da administração da escola, que atende 98 crianças entre quatro e 12 anos, do maternal ao ciclo preparatório, em bairros carentes de Barão de Cocais. Os voluntários também implantaram um cardápio balanceado com apoio de empresas do setor de alimentação, além de ministrarem aulas de música, artes marciais e atuarem na preservação do espaço verde localizado na escola.

Os voluntários orientaram professores e funcionários a utilizarem ferramentas de gestão, inspiradas no plano de Gerenciamento pela Qualidade Total, implantado em todas as unidades do Grupo Gerdau. São ensinados procedimentos do 5S – de organização e controle –, do PDCA (planejar, executar, verificar resultados e corrigir as falhas), do mapa de processos, da avaliação de desempenho, da organização por célula de trabalho e da classificação de custos. Dentro dessa capacitação, foi preparado um planejamento para 10 anos de trabalho.

Considerada uma referência em gestão, a Recanto Feliz aplica os conceitos também no processo pedagógico para avaliação de desempenho dos alunos, avaliando critérios como liderança, relação com a família, assiduidade, , comportamento, sociabilidade, num total de 28 diferentes aspectos.

Para o próximo ano, a Recanto Infantil pretende continuar o desenvolvimento de seu sistema de gestão, além de ampliar o atendimento às crianças em situações de risco, desenvolver oficinas de alimentação, música, artes, além de construir salas ambiente e criar um Centro de Educação Ambiental.

Terça-feira, 18 de dezembro de 2007