Seis escolas vencem concurso projetos 2008 do Germinar Gerdau Açominas

Escolas públicas de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São Brás do Suaçuí receberão apoio técnico para desenvolvimento e implantação de pesquisas em educação ambiental

Seis escolas localizadas na região de atuação da Gerdau Açominas venceram o Concurso Projetos 2008, promovido pelo Germinar, Programa de Educação Ambiental realizado pela siderúrgica. Agora, essas escolas e seus alunos receberão apoio técnico do Germinar e de seus profissionais para desenvolver e implantar seus projetos ao longo deste ano. O objetivo do concurso é proporcionar situações de aprendizagem a fim de promover mudanças de comportamento.

Os projetos vencedores foram “Ecologia Humana - higiene pessoal e ambiental”, da Escola Municipal Maria Zita dos Santos, de Ouro Branco; “Resgate dos valores pessoais”, da Escola Estadual Geraldo Bittencourt, e “Prevenção de violência e acidentes na infância”, da Escola Estadual Professor Astor Viana, ambas de Conselheiro Lafaiete; “Ecosistemas urbanos”, da Escola Municipal Fortunata de Freitas, e “Resgate dos Valores Pessoais”, da Escola Municipal Lima Guimarães, ambas de Congonhas; e também “Resgate dos valores pessoais”, da Escola Municipal Desembargador Aprígio Ribeiro de Oliveira, de São Brás do Suaçuí.

Concorreram propostas de 51 escolas da região, que escolheram temas que fazem parte da área de atuação do Germinar. Elas fizeram suas propostas por escrito e foram selecionadas aquelas que melhor desenvolveram suas idéias e mostraram a relação com sua realidade local.

Na edição do ano passado, o Concurso Projetos selecionou dez projetos sócio-ambientais enviados pelas escolas, cujas ações beneficiaram 1.515 alunos. Os projetos vencedores trabalharam temas como consumo consciente, prevenção a acidentes, higiene, preservação ambiental. Em 2007, o Germinar promoveu 12.299 visitas técnicas para estudantes e 818 cursos e oficinas sócio-ambientais, além de ter realizado 1.515 projetos sócio-ambientais nas escolas, superando as metas previstas.

O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da usina (Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suaçuí, Jeceaba e os distritos de Ouro Preto). Desde a sua criação, o centro já recebeu mais de 192 mil visitantes em seus mais diversos programas.

O Germinar dispõe de um centro de educação ambiental com 38 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Ele conta ainda com a Praça dos Biomas, no qual os estudantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiro – cerrado, campos rupestres, mata atlântica, restinga, caatinga e campos de altitude.

A Gerdau Açominas, localizada em Ouro Branco, tem cerca de 6 mil colaboradores e é a maior usina integrada (do minério de ferro ao aço) do Grupo Gerdau no mundo. Oferece produtos de qualidade diferenciada – placas, blocos e tarugos, perfis estruturais e fio-máquina -, destinados para o mercado nacional e internacional.

Escolas vencedoras do Concurso Projetos 2008

Ouro Branco
- Escola Municipal Maria Zita dos Santos
Tema: Ecologia Humana - higiene pessoal e ambiental

Conselheiro Lafaiete
- Escola Estadual Geraldo Bittencourt
Tema: Resgate dos valores pessoais
- Escola Estadual Prof. Astor Vianna
Tema: Prevenção de acidentes e violência na infância

Congonhas
- Escola Municipal Fortunata de Freitas
Tema: Ecosistemas urbanos
- Escola Municipal Conceição Lima Guimarães
Tema: Resgate dos valores pessoais

São Brás do Suaçuí
Escola Municipal. Desembargador Aprígio Ribeiro de Oliveira
- Tema: Resgate dos valores pessoais

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 45,2 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 25,9 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina, reaproveitando mais de 16 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quarta-feira, 18 de junho de 2008