Restaurante Prato Popular em Divinópolis comemora sete anos

Press release

Em comemoração aos sete anos de funcionamento do Restaurante Prato Popular em Divinópolis (MG), a Gerdau e demais parceiros do projeto oferecerão, entre os dias 27 e 30 de novembro, apresentações culturais e almoços especiais para os usuários do restaurante. As festividades acontecem a partir das 11h no Restaurante Popular, localizado na Rua Niquelina, s/n, no Bairro São João de Deus.

Dando início às comemorações, no dia 27 haverá apresentação de uma banda de música composta por integrantes da Polícia Militar, da Proerd e da PM Legal. No dia seguinte, as atividades serão elaboradas pelo SESI, com distribuição de picolés como sobremesa.  Já no dia 29, profissionais de enfermagem estarão à disposição para realizar a medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) da comunidade. No dia 30, dia do aniversário do Prato Popular, os usuários do restaurante contarão com um almoço especial, servido a todos os presentes.

Mantido nacionalmente pela Gerdau e outras empresas, o Prato Popular objetiva oferecer uma alimentação saudável e balanceada para famílias com renda per capta de até meio salário mínimo a um preço simbólico de R$ 1. As crianças com até 10 anos, desde que estejam cadastradas, não pagam pela refeição. Além disso, o programa promove palestras, cursos e eventos nos espaços dos restaurantes, contribuindo para a qualificação dessas famílias e oportunizando, assim, mais uma alternativa para geração de renda. No município, o restaurante serve diariamente 290 refeições.

O projeto conta com a parceria de Lideranças Comunitárias, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Serviço Social da Indústria  (SESI), da ADAP – Aliança Divinopolitana de Assistência Social, da Polícia Militar de Minas Gerais, da Pastoral da Criança e da empresa de alimentação Sodexo, sendo exemplo de ganhos mútuos entre sociedade e empresas.

Projeto Prato Popular
Direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de Responsabilidade Social da Companhia, o Prato Popular é um projeto apoiado pela Gerdau em vários pontos do Brasil. A empresa participa dessa iniciativa desde 2003, quando inaugurou seu primeiro restaurante em Sapucaia do Sul/RS e hoje já está presente em mais sete municípios: Charqueadas/RS, Rio de Janeiro/RJ, Barão de Cocais/MG, Divinópolis/MG, Simões Filho/BA, Recife/PE e Maracanaú/CE.

Além de fornecer refeições saudáveis e balanceadas, o Prato Popular conta com um espaço para atividades de desenvolvimento comunitário, com o objetivo de estimular o cooperativismo, promover a saúde e a educação alimentar. O restaurante é o primeiro do gênero no município e tem como objetivo proporcionar refeições de qualidade às famílias beneficiadas. O Prato Popular promove ainda, mensalmente, eventos para difundir informações ao público sobre saúde e cidadania.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.