Projeto voltado para empreendedorismo social terá exposição no MM Gerdau

Tapetes confeccionados em oficinas do Projeto Fred vão compor a mostra. Na abertura, idealizadora da iniciativa conversa com o público

De 3 a 27 de setembro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a exposição “Mundos Paralelos, Universos Criativos”, com tapetes produzidos por 130 participantes das oficinas do Projeto Fred, realizadas por meio do patrocínio da Gerdau nas comunidades de Gajé, distrito de Conselheiro Lafaiete; Murtinho, em Congonhas; Miguel Burnier e Mota, em Ouro Preto, e Moeda.

As peças poderão ser vistas de terça a domingo, das 12h às 18h (apenas as quintas o horário de visitação é das 12h às 22h). Na abertura da exposição, no dia 3 de setembro, a idealizadora do Projeto Fred, Andréa Ambrósio, fará uma palestra, às 19h30, abordando a tapeçaria e a arte como instrumentos de reintegração social. Ao apoiar a iniciativa, a Gerdau espera contribuir para a capacitação dos alunos e desenvolvimento das comunidades onde a empresa está inserida.

Os artistas plásticos Fabiana Alves e Rodrigo de Andrade, curadores da mostra, trabalharam para a exposição fortes elementos gráficos, uma das marcas registradas das peças de tapeçaria, além das formas e preenchimentos regulares, inspirados na obra do artista holandês Maurits Cornelis Escher. Os tapetes trazem ainda elementos bem brasileiros, que fundem olhares, mundos, experiências, vivências e trazem à tona mundos paralelos, universos criativos.

Segundo Rodrigo Andrade, o acervo dessa mostra é baseado nas perspectivas dos próprios artesãos sobre suas realidades. “Os universos criativos e paralelos, que no dia a dia podem passar despercebidos, se encontram nesse coletivo visual”, afirma. Fabiana Alves acrescenta que “em diálogo com os aprendizes, mostramos como eles se apropriaram de certos ícones e os transpassaram para a tapeçaria, imprimindo um novo olhar sobre os temas. Um olhar mais caloroso, decodificado, mais próximo do sentir: conversas da arte com a expressão popular”, conclui.

O objetivo das oficinas é capacitar as participantes e incentivá-las a se tornarem microempreendedoras, para que no futuro produzam suas próprias peças de forma autônoma. A ação representa uma oportunidade de geração de renda para as comunidades e também promove o resgate da autoestima das alunas. Toda a produção é realizada de forma sustentável, já que os tapetes são confeccionados com materiais que seriam descartados pela indústria têxtil.

Projeto Fred

A iniciativa foi idealizada por Andréa Ambrósio, que criou o projeto, em 1998, inspirada pela história do irmão Frederico, que foi dependente químico e cumpriu pena de dez anos no sistema prisional, vindo a falecer depois de ter finalizado a sentença. Por isso, as atividades começaram nas penitenciárias e depois ganharam as comunidades do entorno, expandindo-se posteriormente por outras regiões de Minas Gerais e outros estados brasileiros.

O objetivo do Projeto é ensinar o ofício aos participantes para que eles tenham autonomia para produzir seus próprios tapetes e os comercializarem após a oficina. Além das oficinas de tapeçaria, por meio do Fred são desenvolvidas também aulas de dança de rua, customização de retalhos de pano, empreendedorismo e técnicas de ritmo, canto e produção. Ao longo dos 16 anos de atividades, o Projeto Fred já beneficiou mais de 27 mil famílias.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas.

Ficha Técnica:

Conceito: Rodrigo de Andrade e Fabiana Alves

Curadoria e produção executiva: Fabiana Alves e Rodrigo de Andrade

Assistente produção: Fatine Santos

Patrocínio: MMGerdau

Tapetes: artesãs das oficinas Gerdau realizadas pelo Projeto Fred nas comunidades  de Gajé, em Conselheiro Lafaiete; Murtinho, em Congonhas; Moeda; Miguel Burnier e Mota, em Ouro Preto.​