Projeto Tela Mágica da Gerdau Açominas leva cinema a 11 cidades mineiras

Municípios sem salas de projeção serão beneficiados até o final de setembro

A Gerdau Açominas e a Fundação Assis Chateaubriant promovem o projeto Tela Mágica, cinema itinerante que vai percorrer 11 cidades mineiras até o final de setembro. O projeto é direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes em responsabilidade social da empresa. A iniciativa é realizada pela produtora cultural Idear que, além de visitar todas as cidades para avaliar o melhor local de montagem da infra-estrutura do cinema, organiza as oficinas de cinema destinadas a crianças de 8 a 12 anos.

O projeto, que leva as sessões de cinema para municípios em que não existem salas de projeção, já passou pelas cidades de Tiradentes, Itabirito, Ribeirão do Eixo e, parte em setembro, para as cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Moeda, Engenheiro Corrêa, Mota e Miguel Burnier, distritos de Ouro Preto e Esmeraldas. Em cada local será exibido um dos filmes que estão em cartaz no Tela Mágica. São eles: A Grande Família; Se Eu Fosse Você; Garoto Cósmico e O Casamento de Romeu e Julieta, todos com censura livre e indicados para toda família.

Com uma tela inflável, 300 cadeiras confortáveis, projetor de 35 mm e sistema de som, o cinema será montado ao ar livre em pontos centrais dos municípios. A estrutura ainda conta com gerador próprio e sombrinhas que serão disponibilizadas aos telespectadores, em caso de chuva. Durante todas as sessões será distribuída pipoca ao público, garantindo o verdadeiro clima das salas de cinema. Antes do filme começar, a platéia poderá conferir um curta metragem, com cerca de 5 a 10 minutos produzido pelos jovens da região, durante as aulas das oficinas de cinema.

As oficinas ensinam aos alunos como manusear a câmera e o tripé, a utilidade das lentes e mais uma série de lições para conhecerem o equipamento e o processo de filmagem. Os alunos são incentivados a proporem temáticas que possam ser abordadas em uma produção de curta duração, e as melhores idéias são colocadas em prática. Enquanto os jovens produzem o curta metragem, eles são filmados por uma câmera da equipe de produção, que registra todos os momentos da oficina.

As turmas das oficinas têm, no máximo, 20 participantes que são selecionados pela equipe de produção do Tela Mágica em parceria com as escolas municipais. Além disso, a produtora cultural Idear organiza nas escolas palestras sobre as atividades desenvolvidas durante a oficina. As crianças interessadas se candidatam às vagas e, com a autorização dos pais, participam do projeto.

A Gerdau Açominas, localizada em Ouro Branco, tem cerca de 6 mil colaboradores e é a maior usina integrada (do minério de ferro ao aço) da Gerdau no mundo. Oferece produtos de qualidade diferenciada – placas, blocos e tarugos, perfis estruturais e fio-máquina -, destinados para o mercado nacional e internacional.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui mais de 45 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Segunda-feira, 1 de setembro de 2008