Projeto Pescar da Gerdau Riograndense é apresentado para autoridades e empresários de Esteio (RS)

O objetivo foi mobilizar as empresas da região a conhecerem e adotarem o modelo de capacitação realizado pelo Projeto Pescar. O projeto é direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes da empresa

A Gerdau Riograndense apresentou no dia 17 de novembro os resultados atingidos e as atividades realizadas na sua unidade do Projeto Pescar, localizada em Sapucaia do Sul. A palestra ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE) e foi conduzida pelo orientador do projeto na usina, Cesar Bresolin Salvaro, e a representante do Projeto Pescar, Luize Strohschoen Neto. Estiveram presentes representantes de empresas da região, profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI), colaboradores da Gerdau e o vice-prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi.

O objetivo foi mobilizar as empresas da região a conhecerem e adotarem o modelo de capacitação realizado pelo Projeto Pescar. Os participantes conheceram a história do projeto na unidade, a proposta pedagógica e as instalações onde já ocorrem, desde o dia 17 de março, as atividades do curso de Iniciação Profissional em Serviços de Logística.

Essa é a primeira turma do projeto realizada dentro de unidades da Gerdau e é composta por 14 jovens, moradores de Sapucaia do Sul. O programa também conta com a participação de voluntários da unidade, que participam das aulas e do desenvolvimento do conteúdo da capacitação. A Gerdau, ao longo deste ano, abriu novas unidades do Projeto Pescar, localizadas em outras quatro cidades do Brasil onde possui unidades siderúrgicas: Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Divinópolis (MG); e no ano de 2009, outras unidades do grupo estão previstas para ingressar na rede Pescar.

As atividades do Projeto Pescar na Gerdau são direcionadas pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa. A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas e públicas, na qual a Gerdau é uma das mantenedoras.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quinta-feira, 20 de novembro de 2008