Projeto Fred promove exposição de tapeçaria no Palácio das Artes

Apoiada pela Gerdau, a iniciativa já beneficiou cerca de 27 mil famílias, ao longo de 16 anos

A partir do dia 1º de novembro, estarão expostos no Palácio das Artes os trabalhos de tapeçaria realizados pelos alunos do Projeto Fred ao longo de 2014. Apoiada pela Gerdau, a organização não governamental busca a reintegração social de jovens, idosos, detentos e soropositivos.

Este ano, a mostra tem como tema “Brasis: país em recortes” e reúne peças produzidas nas comunidades de Mota, Miguel Burnier (ambos distritos de Ouro Preto), Moeda, Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Brumadinho e Jeceaba. Os tapetes, em formatos diferenciados, retratam a biodiversidade brasileira e os aspectos culturais do país. Os trabalhos ficam expostos até o dia 19 de novembro.

As oficinas de tapeçaria são o carro chefe do Projeto Fred e estão presentes nas ações da entidade desde a fundação. Em locais como clubes, restaurantes, associações e penitenciárias, o público atendido desenvolve tapetes temáticos com retalhos de malha – materiais que seriam descartados pela indústria têxtil – e os expõe anualmente.

As aulas têm duração de quatro meses, com cerca de 20 alunos cada. Os participantes aprendem, com o apoio de profissionais de arte e monitores, processos de desenho, composição de cores e técnicas diferenciadas.

Projeto Fred

A iniciativa foi idealizada por Andréa Ambrósio, que criou o projeto, em 1998, inspirada pela história do irmão Frederico, que foi dependente químico e cumpriu pena de dez anos no sistema prisional, vindo a falecer depois de ter cumprido a sentença. Por isso, as atividades começaram nas penitenciárias e depois ganharam as comunidades do entorno, expandindo-se posteriormente por outras regiões de Minas Gerais e outros estados brasileiros.

O objetivo do Projeto é ensinar o ofício aos participantes para que eles tenham autonomia para produzir seus próprios tapetes e os comercializarem após a oficina. Além das oficinas de tapeçaria, por meio do Fred são desenvolvidas também aulas de dança de rua, customização de retalhos de pano, empreendedorismo e técnicas de ritmo, canto e produção. Ao longo dos 16 anos de atividades, o Projeto Fred já beneficiou mais de 27 mil famílias.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Projeto Fred - “Brasis: país em recortes”
Local: Palácio das Artes – Espaço Mari’Stella Tristão (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – BH)
Período: 1º a 19 de novembro
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h, domingo, das 16h às 21h