Projeto EduAction estende atuação para cinco cidades brasileiras

Parceiras na iniciativa, a Gerdau e a AIESEC reúnem intercambistas de todo o mundo no EduAction Project Summit, reunião que acontece nos dias 24 e 25 de julho em Atibaia (SP)

A Gerdau e a Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC, da sigla em francês), rede global de jovens universitários e recém graduados, vão ampliar o alcance do programa EduAction para cinco cidades brasileiras. A primeira etapa do programa no País aconteceu nas cidades de Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Sorocaba (SP), mas, a partir de agosto, Fortaleza (CE) e São José dos Campos (SP) também farão parte do roteiro.

O projeto EduAction busca estimular entre os alunos da rede público de ensino o interesse por outras culturas e o desenvolvimento de valores que ajudem a formar cidadãos conscientes e capazes. Para isso, alunos estrangeiros que fazem programas de intercâmbio no Brasil lideram atividades sobre temas como responsabilidade social e corporativa, diversidade cultural, empreendedorismo e sustentabilidade em escolas públicas.

O programa da AIESEC é realizado em parceria com a Gerdau desde 2009, e a meta é estar em todas as cidades onde a empresa possui unidades. Desde o início do ano, apenas em Porto Alegre foram mais de 540 alunos da rede pública impactados com as aulas e apresentações dos voluntários.

A ampliação do programa será um dos assuntos debatidos no EduAction Project Summit, reunião realizada anualmente que reúne participantes do projeto e que ocorre nos dias 24 e 25 de julho em Atibaia (SP). No evento, estarão presentes os trainees que atuam no programa, incluindo aqueles que passaram os últimos seis meses no Brasil e outros que estão chegando para as atividades do segundo semestre. O objetivo da AIESEC é possibilitar aos jovens intercambistas uma experiência integrada, capaz de desenvolver competências pessoais e profissionais a partir de vivência internacional, troca de conhecimentos, valorização da diversidade e gestão de equipes. “Um dos grandes diferenciais do projeto é estimular os jovens com a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança, para que impactem positivamente a sociedade, por meio do trabalho voluntário e de intercâmbios profissionais”, afirma José Paulo Soares Martins, diretor-executivo do Instituto Gerdau, área responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).