Projeto Cerâmica Saramenha recebe visita de estudantes da região

Press release

O Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau, já recebeu aproximadamente 100 estudantes ao longo deste ano. Alunos do 2º ao 5º do Ensino Fundamental ano estiveram no local para conhecer mais sobre a história de um dos principais símbolos da cultura de Ouro Branco.

Os jovens receberam informações sobre o preparo da cerâmica e também aprenderam mais sobre a história do Mestre Bitinho, responsável por levar o ofício para a região. “O Mestre Leonardo, que hoje está à frente dos trabalhos no projeto, contou sobre sua experiência aos participantes e ainda realizou uma oficina com eles”, explica a coordenadora da Cerâmica Saramenha, Rosane Barros.

As escolas interessadas podem agendar uma visita por meio dos telefones (31) 3741-1948 e (31) 8854-1948. O local também está aberto a outras pessoas da comunidade que queiram conhecer o processo de produção da cerâmica.

Nova turma

Este mês de maio também foi marcado pelo início da quarta turma de alunos do projeto. Nesta edição estão participando 12 adolescentes, nos turnos da manhã e da tarde. As aulas seguem até o mês de outubro.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre a história da cerâmica e suas técnicas, sobre seus valores culturais, a importância da preservação do ofício, preparação da matéria-prima, modelagem e queima da cerâmica. O projeto já foi responsável pela formação de 36 jovens.

Sobre o Projeto

A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.
Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

Projeto de Preservação Cerâmica Saramenha
Agendamento de visitas: (31) 3741-1948/ (31) 8854-1948