Projeto Cerâmica Saramenha inicia sua terceira turma

A iniciativa, patrocinada pela Gerdau, busca contribuir para a preservação do patrimônio histórico de Ouro Branco (MG)

O Projeto de Preservação da Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau por meio da usina Ouro Branco, inicia sua terceira turma no dia 15 de maio. Dezoito alunos terão a oportunidade de aprender o ofício da arte da cerâmica, que é considerada um dos símbolos da cultura ourobranquense.

As aulas têm duração de seis meses e são realizadas uma vez por semana, em dois turnos, manhã e tarde, na sede do projeto (Rua Itabirito, 711 - Bairro Metalúrgico). A iniciativa visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e uma fonte de renda, além de contribuir para a preservação desse importante patrimônio histórico local. No total, 24 jovens já se formaram no ofício.

A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município (ADEOB). O espaço físico que serve de sede para o projeto foi todo restaurado pela Gerdau e preparado para receber aulas de artesanato.

Com o compromisso de preservar o patrimônio histórico e cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.