Projeto Cerâmica Saramenha abre inscrições para novos alunos

Iniciativa apoiada pela Gerdau forma, este ano, sua quarta turma

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da nova turma do Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau por meio da Usina Ouro Branco. Cerca de 20 alunos terão a oportunidade de aprender sobre ofício da arte da cerâmica, que é considerada um dos símbolos da cultura ourobranquense.

As inscrições podem ser realizadas na sede do projeto (Rua Itabirito, 711 - Bairro Metalúrgico) ou pelo telefone 3741-1948. Podem participar adolescentes a partir dos 14 anos. As aulas são realizadas uma vez por semana, pela manhã (9h às 12h) ou à tarde (14h às 17h).

Durante o curso, os alunos aprendem sobre a história da cerâmica e suas técnicas, sobre seus valores culturais, a importância da preservação do ofício, preparação da matéria-prima, modelagem e queima da cerâmica. Esta será a quarta turma do projeto, responsável pela formação de 36 jovens.

A iniciativa visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e uma fonte de renda, além de contribuir para a preservação desse importante patrimônio histórico local. A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município (ADEOB). O espaço físico que serve de sede para o projeto foi todo restaurado pela Gerdau e

Com o compromisso de preservar o patrimônio histórico e cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da companhia.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.