Projeto Cerâmica Saramenha abre as portas para visitantes

Press release

A partir do dia 9 de março, o Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau, inicia uma nova temporada de visitação. Estudantes e outros membros da comunidade poderão aprender sobre a história e o modo de preparação da cerâmica, um dos símbolos da cultura de Ouro Branco. Para conhecer o local, basta agendar um horário pelo telefone (31) 3741-1948.
Os visitantes são recebidos pelo mestre Leonardo, colaborador da Gerdau e voluntário no projeto, que explica como arte foi trazida de Portugal e como o ofício é hoje repassado a novas gerações.

Também é realizada uma oficina viva, em que os participantes visualizam como são produzidos os vasos e refratários, por exemplo.  Em seguida, há um momento de tira-dúvidas e depois são feitas algumas perguntas aos presentes. Aquele que acertar primeiro é convidado a fazer uma peça no torno colocando, de verdade, a mão na massa.

Como forma de disseminar o conhecimento entre os alunos de Ouro Branco, o projeto mantém uma parceria com a Secretaria de Educação do município. De acordo com a coordenadora da Cerâmica Saramenha, Rosane Barros, a ação faz parte de um planejamento da escola, que leva os estudantes para aprenderem, na prática, os conceitos ensinados em sala de aula. “A cerâmica é uma referência na cidade, por isso, é importante que os jovens conheçam sua importância histórica e cultural”, afirma.

A produção da cerâmica já tem atraído a atenção de estudantes de outros estados. Na primeira semana de março, o projeto recebe uma universitária de São Paulo, que está realizando seu trabalho de conclusão de curso sobre a arte.

Sobre o Projeto

A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.
Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.