Programa Voluntário Gerdau beneficia mais de 16 mil pessoas em Barão de Cocais

Press release

Por meio da colaboração de quase 550 voluntários da Usina Barão de Cocais, a Gerdau promoveu e apoiou no município, em 2014, diversas ações voltadas à educação, sustentabilidade, empreendedorismo, mobilização solidária e organização. Ao todo, mais de 16 mil estudantes, educadores e representantes da comunidade foram beneficiados por meio das iniciativas no ano passado.

Entre projetos, ações voluntárias e campanhas, foram realizadas quase 80 ações na cidade, direcionadas a 50 entidades sociais. Um dos destaques foi o “Dia D”, desenvolvido em oito instituições públicas de ensino, englobando mais de 400 estudantes. A iniciativa faz parte do Programa 5S nas Escolas, em que os voluntários levam os conceitos da metodologia 5S – sensos de limpeza, utilização ordenação, saúde e autodisciplina – a alunos, educadores e funcionários das escolas. O programa contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, redução de despesas e melhorias nas condições de segurança.

Em parceria com a Junior Achievement, foram desenvolvidos também os projetos “Vantagens de se Permanecer na Escola”, “Aprender a Empreender no Meio Ambiente”, “Nossa “Atitude pelo Planeta” e “Empreendedores Climáticos”. Foram envolvidos quase 700 alunos. Neste ano, a parceria entre Gerdau e Junior continua, levando os programas de educação empreendedora a outros estudantes.

As campanhas, realizadas ao longo do ano, foram outro destaque do Programa Voluntário da Gerdau em Barão de Cocais. Os colaboradores arrecadaram 400 kits escolares, cerca de 670 itens para a Campanha do Agasalho, como roupas, calçados e cobertores, mais de 1300 brinquedos para o Dia das Crianças e quase 700 kg de alimento durante a Campanha de Natal. Todas as doações foram destinadas a entidades sociais.
Direcionadas pelo Instituto Gerdau, essas ações buscam reforçar o compromisso da Empresa com as práticas pautadas pela educação, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável na região.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.