Programa Voluntário Gerdau beneficia 6 mil pessoas em Divinópolis

Press release

Por meio da colaboração de quase 500 voluntários da Usina Divinópolis, a Gerdau promoveu e apoiou no município, em 2014, diversas acções voltadas à educação, sustentabilidade, empreendedorismo, capacitação profissional, mobilização solidária e organização. Ao todo, mais de 6 mil pessoas, entre estudantes, educadores e comunidade, foram beneficiadas por meio das iniciativas.

Uma das ações conduzidas ao longo do ano foi o Projeto Pescar, que ofereceu a 18 estudantes a formação em “Técnico em Vendas e Atendimento ao Cliente”. Ao todo, 110 pessoas já participaram do projeto, que possui um índice de empregabilidade em torno de 85%. Em fevereiro terá início uma nova turma, a sétima no município.

Em parceria com a Junior Achievement, foram desenvolvidos também os projetos “Miniempresa”, “Empresário Sombra”, “Vantagens de se Permanecer na Escola”, “Aprender a Empreender no Meio Ambiente”, “Nosso Planeta, Nossa Casa” e “Atitude pelo Planeta”. Foram envolvidos quase 200 alunos, com a colaboração de 30 voluntários. Em 2015, a parceria entre Gerdau e Junior continua, levando os programas de educação empreendedora a outros estudantes.

Outro destaque foi o “Dia D”, realizado em dez instituições públicas de ensino. Cerca de 550 voluntários estiveram envolvidos nas ações, beneficiando 4 mil alunos e colaboradores das escolas. A programação do “Dia D” faz parte do Programa 5S nas Escolas, em que os voluntários levam os conceitos da metodologia 5S – sensos de limpeza, utilização ordenação, saúde e autodisciplina – a alunos, educadores e funcionários de instituições de ensino da região. O programa contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, redução de despesas e melhorias nas condições de segurança.

Educadores da cidade participaram também da 5ª edição do programa Mesa Educadora, que contou com 80 profissionais. Desde o início da ação já foram capacitados cerca de 300 professores. Além disso, os moradores de Divinópolis foram beneficiados com as campanhas de Agasalho e de Natal e blitz de Meio Ambiente. A Gerdau também apoia iniciativas que colaboram para o desenvolvimento dos jovens, por meio da cultura, do esporte e da educação, como os projetos Fazendo Arte e Novo Rumo.
Direcionadas pelo Instituto Gerdau, essas ações buscam reforçar o compromisso da Empresa com as práticas pautadas pela educação, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável na região.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.