Programa Nossos Recursos tem sua primeira turma em Barão de Cocais (MG)

Programa é realizado pela Junior Achievement, ONG que tem diversos projetos apoiados pela Gerdau

Pela primeira vez em Barão de Cocais (MG) acontece o programa Nossos Recursos, da Junior Achievement. Direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes em responsabilidade social da empresa, a ação beneficiará 22 alunos e será ministrada por quatro voluntários da Gerdau da unidade de Barão de Cocais.

O Nossos Recursos acontece na sede do Projeto Pró-Amor (Rua Santo Inácio, 126, São Benedito), em reuniões semanais. Ao todo, serão 12 semanas. Os alunos, com idade de 7 a 13 anos, são filhos de participantes da Associação dos Catadores de Papel de Barão de Cocais e moradores dos bairros Rezende, João Paulo e Lagoa. O objetivo é despertar a consciência ambiental, principalmente em relação aos resíduos e ensinar os participantes aproveitar esse material de forma criativa.

O programa também incentiva o empreendedorismo, uma vez que promove a realização de um cenário econômico empresarial, que contemple a geração de riqueza e a preservação dos recursos humanos, naturais e de capital. Os conceitos abordados são marketing, finanças, criação do próprio empreendimento, escolha do produto, plano de trabalho, avaliação do empreendimento, entre outros.

Os participantes estão divididos em três grupos e exercem diferentes cargos de gerência. Eles trabalham na produção de materiais que serão comercializados simbolicamente em uma feira que acontecerá no final de novembro, para a comunidade e os familiares.

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1919 nos Estados Unidos. Atualmente mais de 100 países são contemplados pelos seus programas, que possuem o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola e estimular seu desenvolvimento pessoal. Suas ações visam proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

Em 1984 chegou ao Brasil e, hoje, já está presente em todos os Estados, tendo beneficiado mais de 1 milhão de jovens desde a sua fundação. Em Minas Gerais, desde 2003 a associação já atendeu a mais de 42 mil alunos em 18 diferentes cidades.

Os programas da Junior Achievement têm foco na educação empreendedora e acontecem em sala de aula, com atividades práticas, para que o estudante aprenda fazendo. Ao todo, são mais de dez programas especialmente desenvolvidos para os alunos, desde a 4ª série do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A aplicação não tem qualquer custo para as escolas ou para os jovens.

Em Barão de Cocais, a Gerdau é a única mantenedora dos projetos da Junior Achievement. O apoio da empresa acontece desde 2003 e é direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui mais de 45 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB

Sexta-feira, 14 de novembro de 2008